01

21 dicas para se organizar ao visitar um bebê recém-nascido:

quarta-feira, 30 de julho de 2014

Fonte: Site Wallpapers Gif Mania

 

A chegada de um bebê é um momento muito importante para todas as pessoas que cercam os futuros papais. O pós-parto é frenético para a nova família, que ainda está se conhecendo e se adaptando a nova rotina.

Segue abaixo algumas dicas de etiqueta para que esse momento possa ser aproveitado da melhor maneira possível e sem estresse:

 

Vai visitar?

1) Primeiro só vá a maternidade se for da família ou se têm muita intimidade com os pais do bebê. Caso contrário espere para ir visitar mais para frente.

2) Verifique o horário de visitas e evite ir no período da noite. Preferencialmente vá no dia posterior ao parto, assim a mãe pode descansar.

3) Confirme com os pais qual o melhor horário para ir, assim eles já se programam. Nunca apareça sem avisar.

4)   Fique o mínimo possível no quarto, de 15 a 30 minutos.  Familiares, também não podem abusar, o tempo indicado é de 20 a 40 minutos no máximo.  

5) Lave as mãos com água, sabão e passe álcool gel  ao entrar no quarto.

6) Pegar no colo e tirar fotos do bebê somente com a permissão dos pais. Fotos sem flash para não incomodar o bebê.

7) Evite beijar ou tocar no rosto e mãos da criança. Estamos vindo da rua e podemos transmitir vírus ou germes, a criança ainda não tomou todas as vacinas.

8) Se quando for fazer a visita, houver alguma intervenção médica, retire-se do quarto para que possa ser realizada. 

9) Não fale alto durante sua permanência no quarto.

10) Não fume antes de visitar o bebê e evite usar perfumes com cheiros fortes.

11) Se perceber que o quarto está muito cheio, peça licença e retire-se.

12) Cuidado com roupas e acessórios que podem machucar o bebê e lembre-se de desligar o celular ao entrar no quarto.

13) Não faça comentários desagradáveis ou importunos a ocasião.

14) Evite levar crianças menores junto, elas geralmente não gostam de ficar quietinhas e o hospital/maternidade pede esse comportamento.

15) Se a mãe for dar de mama, deixe-a vontade retirando-se do quarto.

16) Leve presente para o bebê e caso possível leve também  para a mamãe e o papai. Eles sempre são esquecidos! Se quiser dar algo útil e tiver intimidade pergunte o que estão precisando. Se o recém-nascido já tiver um irmãozinho ou irmãzinha e você puder levar algo para o irmão mais velho será de bom grado.

17) Antes de enviar flores ou bombons, pergunte se existe alguma restrição médica?

18) Se estiver doente com febre, gripe, doenças respiratórias ou contagiosas não vá visitar o recém-nascido.

19) Evite perguntar sobre questões do trabalho, esse momento é especial e deve ser curtido sem assuntos paralelos.  

20) Caso for na maternidade o bebê não estiver no quarto, não fique triste, isso pode acontecer, se puder esperar aguarde. Se o bebê estiver dormindo não insista para acordá-lo deixe-o descansar. 

21) Não esqueça de levar a lembrancinha da maternidade, caso houver, apenas a sua, não insista para levar mais de uma.

 

Vai receber?

Assim que o bebê nasce, todos querem saber sobre o bebê. Segue abaixo as principais informações que devem ser passadas para que possa suprir a curiosidade das pessoas. Escrevi um post sobre como organizar a mala da maternidade, um dos itens é a agenda com telefone e e-mails de todos que devem ser avisados.

 

Informações básicas:

  • Nasceu de cesárea ou parto normal?
  • Nome e sexo da criança? (Caso ainda não tenha sido informado)
  • Que dia e a que horas?
  • Peso e altura?
  • Como está a mamãe?
  • Horário de visitas? Endereço? Até quando ficará no hospital? (Essas informações devem ser passadas apenas para os mais íntimos)

 

Exemplo de mensagem:

“Nasceu a pequena Ariel, de parto normal, no dia 30 de julho de 2014 às 20h. Ela tem 49 cm e 3k300g. Aline está bem e tranquila, já se encontra no quarto. 

O horário de visitas é a partir de amanhã 31 de julho, das 10h às 17h. Estamos na Maternidade Nossa Senhora, localizada na Rua Santa Maria, 86, o quarto é o número 34.

Obrigado!“

 
Envie para os familiares e amigos mais íntimos um e-mail ou mensagem com a foto da criança e as informações acima.

Para aqueles que não são tão próximos envie um e-mail com a foto da criança e as informações, dizendo a partir de quando estarão recebendo visitas em casa para conhecer o bebê. Avise que por recomendações médicas estarão recebendo visitas dali a 30 dias. Os primeiros dias em casa são exaustivos e vocês estarão criando a rotina do bebê. Peça para que liguem para marcar um horário.

 

Regrinhas para receber:

1) Peça para todos que entrarem no quarto lavarem as mãos e usarem álcool gel.

2) Se quiser que a visita pegue o bebê no colo, deixe claro e ofereça uma fraldinha para colocar no colo antes de pegá-lo.

3) Indique alguém que possa te ajudar no quarto oferecendo os comes e bebes e entregando as lembrancinhas. Você deve dar atenção ao bebê (pode ser o papai, a mãe ou a sogra).  

4) Leve e ofereça as visitas água, refrigerante ou suco.  

5) Leve uma opção salgada para oferecer as visitas, pode ser bolachinhas ou petit fours, prefira itens básicos que não precisem de garfo ou faca e que não dê trabalho.  

6) Leve uma ou duas opções de doces. Exemplo: cupcakes, trufas, bem-nascido, caixinha com confete ou latinhas com balas.

7) Leve as lembrancinhas da maternidade. Pode ser: lápis, sabonetinhos, chaveirinhos, aromatizantes ou velinhas. Use a criatividade! 

 

Boa sorte e boas visitas! 

Para receber atualizações e novidades

Redes Sociais