01

5 dicas práticas para organizar sua finanças em 2019

Sexta-feira, 21 de Dezembro de 2018

Fonte: Freepik

 

Mais um ano está indo embora e você ainda não conseguiu organizar as suas finanças? Calma, Você não está sozinho nessa!

 

Infelizmente, essa é a realidade de milhões de brasileiros que passam, o ano inteiro, correndo atrás do prejuízo sem nunca conseguir se organizar financeiramente. Com o objetivo de lhe ajudar nessa missão “quase impossível”, vamos compartilhar hoje 5 dicas Práticas e Simples para começar a organizar, de uma vez por todas, as suas finanças em 2019. Continue lendo esse artigo até o final porque, além de mostrar como ter uma vida financeira organizada, vamos ajudar você a se tornar um investidor que vai multiplicar o seu patrimônio ao longo dos anos. Está pronto (a)?Então vamos lá!

 

1) Elimine as dívidas

O primeiro passo para se organizar financeiramente em 2019 é começar eliminando as dívidas. Todos sabem que não é nada fácil evitá-las, mas é sim possível diminuir e até mesmo eliminar a maioria das dívidas. Agora estamos no final do ano e, com isso, você irá receber aquele “dinheirinho a mais” do décimo terceiro e férias, correto? Já pensou em usar uma parte desse dinheiro para quitar dívidas e começar 2019 mais aliviado? A grande maioria das pessoas comete o erro de usar o décimo terceiro para contrair ainda mais dívidas que irão se estender ao longo do ano. Se você usar uma parte, pelo menos 30% para quitar algumas dívidas, poderá obter um bom desconto e ainda ficar mais tranquilo durante os próximos 12 meses.

 

 

2) Evite gastos desnecessários:

Evitar criar gastos desnecessários é a nossa segunda dica para você se organizar financeiramente em 2019. Quando você pensar em comprar alguma coisa, sempre pense se aquilo realmente será necessário para você. Uma boa maneira de entender isso é pensar na situação hipotética do pneu furado, já ouviu falar sobre isso? Imagine que você está dirigindo o seu carro pela estrada e, de repente, um dos seus pneus dianteiros fura. Você está sem step e não tem seguro no veículo. A única alternativa é andar por 500 metros até uma borracharia e comprar um pneu novo para o seu carro. Essa é uma situação em que gastar é algo REALMENTE necessário. Você está lá parado no meio da estrada, com o pneu furado e precisa de um novo para seguir o seu caminho. É uma situação completamente diferente do que ir no shopping e comprar um novo celular apenas porque saiu o novo modelo. Ou comprar mais um par de sapatos porque já cansou da dezenas de pares que você tem em casa. Ao evitar gastos desnecessários você verá que sempre irá sobrar e não faltar dinheiro no final de cada mês.

 

 

3) Tenha uma Reserva de Emergência: 

Ninguém tem uma bola de cristal para saber o que vai acontecer em 2019, por esse motivo sempre é recomendado ter uma reserva de emergência para caso algo não saia como o planejado. Apesar do cenário econômico no Brasil ser otimista para o próximo ano, sempre devemos nos preparar para o pior. Uma reserva de emergência é um valor que vai fazer você conseguir sobreviver caso perca o emprego, fique doente ou precise fazer uma viagem de urgência.

 

 

4) Tenha uma planilha para controle de gastos fixos e variáveis:

Não há como melhorar aquilo que não podemos controlar. Por esse motivo, é essencial que você tenha uma planilha com todos os seus gastos fixos e variáveis em 2019. Os gastos fixos são aqueles que você tem mês a mês, como luz, água, telefone, condomínio, aluguel do apartamento, escola dos filhos, etc. Ou seja, são custos que não importa o que aconteça você sempre vai ter. Já os gastos variáveis são aqueles que, nem sempre, podem ocorrer. Nessa modalidade, incluímos custos com alimentação, por exemplo, as saídas eventuais para jantar fora com sua esposa ou marido, idas ao cinema, despesas com viagens e tudo aquilo que não for possível prever com antecedência. Fazendo isso, você saberá qual é o valor mínimo que precisa para sobreviver no mês e, principalmente, quanto vai sobrar ou faltar no final dele. Com base nisso, vamos para a última dica que é justamente sobre como poupar dinheiro e começar a investir em 2019.

 

 

5) Comece a poupar na Ffnte:

A nossa última dica para você se organizar financeiramente em 2019 não poderia ser outra a não ser começar a poupar e investir o seu dinheiro. Já ouviu falar sobre poupar na fonte? Você certamente já deve ter dito para si mesmo que, todos os meses, iria começar a guardar uma parte de tudo o que ganha para fazer um “pé de meia” ou investir em poupança, tesouro direto ou outro título de renda fixa. No entanto, ao longo do tempo essa parte que você disse que iria poupar nunca sobrava. Você pagava as contas, gastava com seus custos variáveis e no fim nunca sobrava aquele dinheiro para guardar. Então, a solução para isso é apenas uma: Poupar na fonte! O que isso significa na prática? Bom, poupar na fonte nada mais é do que separar o dinheiro do investimento antes de começar a pagar as contas e gastar o seu salário. Isso quer dizer que, primeiro, você vai guardar aquela quantia que determinou inicialmente, pode ser 10 ou 20% de tudo o que ganha. Depois você vai viver com os 80% que sobrou. Fazendo isso você estará dando prioridade e poupando diretamente na fonte, quando o dinheiro entra na sua conta. Caso contrário, sabemos que nunca vai sobrar dinheiro para investir.

 

 

Conclusão

Agora que você conferir nossas 5 dicas para organizar sua vida financeira em 2019, é hora de começar a investir para colher os frutos lá na frente. Muitas pessoas não sabem, mas um dos investimentos mais seguros é a Bolsa de Valores. No Blog Lucrando na Bolsa compartilhamos dicas para pessoas comuns como você darem os primeiros passos para formar uma carteira de investimentos de longo prazo que lhe remunere todos os meses. Ficou com alguma dúvida sobre organização financeira e investimentos? Deixe abaixo o seu comentário, também queremos saber a sua opinião!

 

Post feito em parceria com Guilherme Silveira do Blog Lucrando na Bolsa

Para receber atualizações e novidades

Redes Sociais

Aplicativo