01

Como organizar um churrasco?

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Chegou o final de semana e você quer juntar os amigos e a família. Que tal um churrasco? Uma das formas preferida dos brasileiros festejarem. E por onde começar? A primeira coisa é a lista de convidados, sabendo quantas pessoas teremos partimos para a organização do evento.

 

1. Número de convidados: 6, 9, 12, ou 24?  Não importa você precisa saber quantas pessoas irão ao seu churrasco. Faça a lista e divida em homens, mulheres e crianças. Por quê?   Crianças comem menos que os adultos, e homens comem mais que as mulheres.

2. Convite: O churrasco é um evento informal, portanto o convite pode ser feito pessoalmente, por e-mail, sms, telefone, mas nada impede de você fazer os convites bem criativos.

3. Espaço: Pode ser no prédio, no quintal, no clube, no apê de um amigo, onde quiser, mas precisa ter uma churrasqueira. Existe diversos tipo: portáteis, grandes, fixas, móveis, etc. Onde tem churrasqueira, podemos fazer um churrasco. O local deve ter um espaço aberto para que a fumaça do churrasco possa circular. Confira se o local tem cadeiras e mesas suficientes para o número de convidados. Ter uma pia próxima é importante para lavar os utensílios e preparar os acompanhamentos. Se escolher um lugar aberto, confira a previsão do tempo, uma chuva pode estragar o churrasco.

4. Música: Ai vai ao gosto do anfitrião da festa, rock, samba, pagode, sertanejo, funk, axé, pop, MPB, etc.  Um bom churrasco tem que te música, e se for para agradar a todos, junte todos os estilos e deixe o pessoal se jogar.

5. Comidas: Escolha o que irá servir. Que tipo de carne? E quais serão os acompanhamentos? Se tivermos acompanhamentos as pessoas consomem menos carne e você economiza. Geralmente devemos calcular 400 g de carne por convidado + 200g de acompanhamento.    Crianças consomem cerca de 300g.  Independentemente da carne, o melhor tempero para o churrasco é o sal grosso. A carne deve ficar por cerca de uma hora na temperatura ambiente e ser temperada poucos minutos antes de ser levada à churrasqueira. Comece assando linguiça e frango, que assa mais rápido e os convidados podem ir se entretendo enquanto as outras carnes assam. As churrascarias usam essa tática para economizar.

6. Carvão: ele pode até ser um coadjuvante do churrasco mais sem ele o protagonista não ira existir. Você pode escolher o carvão mineral, compactado, ou vegetal. O último e o que encontramos com mais facilidade do mercado e o mais barato também.

7. Sobremesa: devem ser leves para facilitar a digestão: Salada de frutas, sorvetes, doces caseiros ou mousses à base de frutas. Deixe frutas frescas para quem quiser comer ou fazer drinks.

8. Bebidas: Colocar a bebida para gelar com 24h de antecedência. Coloque as latinhas ou garrafas em um recipiente (balde, bacia, tanque) e cubra com o gelo, faça camadas. Coloque cerca de 100 ml de álcool e sal refinado junto com o gelo. Lave as latinhas antes de consumir. Deixar água disponível, à vista dos convidados.

9. Churrasqueira: Antes de acender o fogo, despeje uma pequena quantidade de carvão. Cerca de 30 minutos antes dos convidados chegarem, utilize carvão com álcool gel ou pedras próprias vendidas em supermercados até obter um braseiro vermelho. Ir acrescentando carvão, sempre nas laterais, a cada 40 minutos. Nunca lave a carne pois ela pode ficar dura.

10 Limpeza e organização: Amarre sacos de lixo ou coloque cestos em pontos estratégicos. Deixe os acompanhamentos em uma mesa principal e deixe que cada um se sirva à vontade.

Na parte downloads preparei um checklist de churrasco.

Tudo pronto? Vamos nos divertir!  

Para receber atualizações e novidades

Redes Sociais