01

6 passos para se organizar e correr

segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Fonte: Pixabay

 

Umas das práticas que amo fazer é corrida de rua, ela nada mais é que um incentivo para ter mais saúde e qualidade de vida. Confesso que no início achava meio estranho pessoas que gostavam de correr, mas só depois que comecei a praticar vi que era bom, tanto para saúde física como para a mental. Vamos a algumas dicas para quem quer começar a correr:

 

Passo 1 - Consulte o médico: é importante saber se você nāo tem problemas e pode realizar a prática esportiva. Uma avaliaçāo médica é fundamental nesse caso. Tem um post aqui no blog sobre organizaçāo de exames médicos. Se depois do check up estiver tudo ok, borâ ir para o passo 2. 

 

 

Passo 2 - Roupas e acessórios adequadas: existem roupas especiais para praticar esse esporte, você pode esco lher aquele que combina com seu estilo. 

  • Camisetas de dry fit sāo mais leves e indicadas para praticar esportes e atividades físicas; 
  • Calças ou shorts, também te tecido leve;
  • Óculos de sol e bonês/viseira: a corrida por muitas vezes é praticada em locais abertos onde encontramos como um empecilho o sol, entāo ter um bom óculo de sol e proteger a vista é importante; 
  • Ténis e meias: podemos dizer que ele é o protagonista da corrida, pois ele deve ser confortável e resistente; 
  • Bolsa: para carregar objetos essencias, prefira as pequenas; 
  • Suporte para celular e fones de ouvido: para cronometrar seu tempo e ouvir uma música; 

 

 

Passo 3 - Treinamento: Sou iniciante entāo corro de 4 à 7km. Gosto de acompanhar as corridas promovidas pela Iguana Sports e o site Ativo. No site deles já há uma programaçāo anual, ou seja, pelo menos 1 corrida por mês é possível fazer. Geralmente as corridas de o Kit Básico e o Kit Luxo, eu geralmente vou no básico. Para manter a resistência gosto muito de dançar e isso faz com que tenha folego para correr. Pratique em local arborizado como parques, pois isso aumementará a qualidade do seu treino, convide pessoas para incentivar sua prática, isso te motivará. Tente treinar de 2 a 4x por semana no começo e vá aumentando gradativamente. Lembre-se de respeitar o seu ritmo. 

 

 


Passo 4 - Alimentaçāo:  a corrida é uma atividade aeróbica que consome muito energia, portanto é muito importante que o treino não seja feito em jejum, evitando assim fraqueza, queda brusca da glicemia ou até queda de pressão. Recomenda-se a digestāo de carboitrados 2 horas antaes e uma fruta 30 min antes da prática. Evite gorduras e se hidrate muito com água antes, durante e depois do treino. Organizar sua despensa, geladeira e marmita também te auxiliaram numa reeducaçāo alimentar. 

 

 

Passo 5 - Persistência: sim se você deixar de lado, vai acabar desistindo rápido, entāo crie sua rotina de treinos e siga a risca. Uma coisa que me estimula muito na corrida e prática esportiva é música. Tenho até uma playlist no spotfiy de Músicas para Organizar, também uso ela para correr, no site da Ativo eles possuem várias playlists para escolher. Também uso para acompanhar meu desempenho o app Runkeeper que tem para Android e IOS

Passo 6 - Organize-se: sim com organizaçāo conseguimos realizar tudo que desejamos, entāo se você é daqueles que fala, ah eu nāo tenho tempo para isso é porque esse nāo é uma prioridade para vocês. Organizar os treinos é o segredo para emagrecer e correr melhor! Crie suas rotinas de corrida, de alimentaçāo, de descanso e de lazer. Com tudo organizado você terá o controle do seu tempo. 

 

Segue algumas corridas que fiz esse ano: 

 

Outros sites de corrida: 

Eu Atleta

Sua Corrida

Webrun 


 

Para receber atualizações e novidades

Redes Sociais