01

13 dicas para organizar os estudos

sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Foto de Kalinka Carvalho

 

 

Eu amo aprender coisas novas e estudar. Hoje o post é mais um do especial volta às aulas e serve para quem está na escola, faculdade, cursos, etc. Vamos dar algumas dicas para organizar os seus estudos: 

 

1ª) Espaço adequado: escolha um local tranquilo, arejado, iluminado, sem distrações e com um bom assento para estudar. Ler deitado dá sono, força a coluna e quando mal iluminado a visāo. Deixe seu espaço organizado para nāo atrapalhar a concentraçāo. 

Foto de Kalinka Carvalho

 

2ª) Separe o material: antes de iniciar os estudos, separe tudo que irá precisar: livros, cadernos, apostila, etc, assim nāo ficará parando toda hora e terá mais foco. Isso tudo agiliza o aprendizado e evita procrastinaçāo. Tenha também, um local destinado a guardar seus materiais quando eles nāo estāo sendo usados, pode ser uma: estante, gaveta, um organizador na mesa, etc. Pastas podem ser usadas para guardar trabalhos, provas e anotações. 

 

3ª) Monte um cronograma de estudos: não deixe o conteúdo acumular. Estude a aula que teve no dia para fixar melhor o conteúdo e montando um cronograma, isso te ajuda a manter a rotina de estudos e desenvolver esse hábito. 

 

4ª) Pare e decanse:  faça intervalos de 10 a 15 minutos, eles sāo super importantes para aliviar a cabeça. Aproveite para ir ao banheiro, alongar e tomar água.

 

5ª) Pratique: faça exercícios para estimular o raciocínio rápido, ninguém aprende só lendo teoria, praticar é necessário. 

 

6ª) Cuide da saúde: durma bem, coma bem e pratique esportes, vida saudável é sinônimo de mente tranquila :) 

 

7ª) Comece pelo mais difícil: você estará com mais energia e com a mente mais alerta, o que facilitará a compreensão. Deixe os tópicos mais fáceis para estudar depois.

 

8ª) Tenha tempo para o lazer: organizar seus horários é importante, entāo reserve um tempo para fazer atividades prazerosos e dar uma descansada na mente. 

 

9ª) Use a tecnologia a seu favor: com a internet é possível aprender tudo e tirar dúvidas na hora. Use computador para auxiliar os estudos, mas cuidado com as distrações. 

 

10ª) Pergunte sempre: nunca saia da aula com dúvidas, nāo entendeu, pergunte ao professor e nāo tenha vergonha. O conteúdo bem assimilado te poupará horas de estudos. 

 

11ª) Encontre a sua maneira de "guardar" o conteúdo: anotando, gravando, desenhando, fazendo mapas mentais, bullets, filmando, etc. Ter material de apoio para revisar a matéria ajuda muito. Faltou na aula, peça a algum colega a matéria para nāo ficar de fora!

 

12ª) Tenha um calendário ou uma agenda: para anotar compromissos e tarefas, como provas e entrega de trabalhos. 

Foto de Kalinka Carvalho

 

13ª) Use ferramentas e métodos ao seu favor: google calendar, evernote, pomodoro, 5S, caderno de organizaçāo, bullet journal, agenda, planner, etc. 

 

 

"Lembre-se o bom aluno é aquele que vai além da sala de aula. Pesquise mais sobre o assunto quando chegar em casa, nos livros e na internet." 

 

 

Segue alguns posts que podem te ajudar: 

 

E aí gostou? Entāo dá um pulo na parte de downloads e baixe o planejamento diário, semanal e mensal para organizar seus estudos! 

 

 

 

Para receber atualizações e novidades

Redes Sociais