01

6 dicas para organizar sua festa de natal

sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

William Brawley

Organizar uma festa de Natal pode ser ao mesmo tempo uma experiência deliciosa e também um pouco estressante. Já escrevi um post aqui no blog sobre como se organizar para o natal, também já ensinei a fazer uma lareira de natal e uma cadeira de balanço para decorar sua casa. 

Caso seja a sua primeira vez recebendo pessoas para o jantar, é bem provável que esteja um pouco apreensiva com os afazeres, o que é bastante natural. E mesmo que já tenha  experiência organizando a noite natalina, ainda assim, é possivel que se pergunte se todos os itens necessários foram providenciados. Na parte de downloads você pode baixar gratuitamente o checklist de natal, além das listas de presentes e ligações.  

Confira as dicas abaixo que vāo desde a lista de convidados até a organização da casa, incluíndo o cardápio, a decoração e a montagem da mesa. Aproveite e deixe a toalha de Natal pronta seguindo estas dicas sobrecomo passar roupa

 

1. A lista de convidados

Trata-se do primeiro e um dos itens mais importantes quando o assunto é receber pessoas para uma comemoração. Portanto, prepare desde já a sua lista de convidados. Com o número total de pessoas em mãos será mais fácil organizar as próximas tarefas.

 

 

2. Montagem do cardápio

Com a lista de convidados definida, agora é hora de decidir o cardápio que será servido na noite.

Alguns pratos fazem parte da tradição natalina. Peru de Natal,  lombo ou tender, salada, farofa especial, lentillha e arroz com passas completam a lista para um jantar tradicional.

Caso você queira inovar, a sugestão é montar um cardápio com peixe. Neste caso, tanto salada verde, batatas ou arroz serão excelentes acompanhamentos.

Para a sobremesa, a sugestão é incluir receitas com nozes, chocolate ou sorvete - já que o Natal do Brasil é no verão.

Sugira aos convidados trazerem as bebidas. Assim, você dividirá as responsabilidades, reforçará o espírito de compartilhar e, mais importante, garantirá que cada um seja servido com a bebida de sua preferência.

Lembre-se de providênciar um local para refrigerar as bebidas geladas, como o champagne, por exemplo.

 

 

3. Supermercado

A melhor maneira de garantir que você terá tudo a disposição quando prepar o jantar de Natal é, novamente, contar com a boa e velha lista. Com o cardápio definido revise suas receitas, confira os ingredientes que possui no estoque de casa e anote o que precisa ser comprado. Se quiser uma ajudinha extra leia o post de como se organizar para ir ao supermercado

Um dos momentos mais estressantes na organização da celebração é quando você percebe, no momento de cozinhar, que algum ingrediente foi esquecido, não é mesmo? Com certeza ninguém quer perder tempo correndo atrás deste incoveniente horas antes da grande noite.

 

4. Organização da casa

A sugestão é providênciar a faxina dias antes do Natal. Lembre-se também de checar se você possui a quantidade  necessárias de utensilios para o jantar, tais como taças, pratos e talheres.

Outro item importante que deve ser pensado dias antes é se haverá como comportar todos os convidados sentados na mesa ou um plano b será necessário.

Organize os itens para a  lavanderia, tais como tapetes, panos de prato e toalhas. Tercerize o que for possivel, por exemplo, como passar roupa. Assim sobrará mais tempo para as demais tarefas.

Providenciar os itens acima dias antes da celebração garantirá que tudo esteja organizado de forma tranquila.

Já no dia da festa, retoque os detalhes. Cheque se o banheiro e lavabo estão organizados, deixe estoque extra de papel higiênico e coloque toalhas limpas e cheirosas.  

Veja outros posts de como organizar toda a sua casa!

 

5. Decoração

De acordo com a tradição a decoração de Natal deve ser feita no dia de advento, ou seja, 4 domingos anteriores ao dia 25/12.

A dica aqui é rever os itens de decoração que você já tem em casa e anotar o que precisa ser comprado/reposto. Desde a árvore de Natal até, claro, itens para a mesa. Veja o vídeo da montagem da minha árvore de natal

 

6. Confira algumas inspirações de natal

As luzes de Natal trazem uma atmosfera aconchegante. Utilize-as tanto para a decoração interna quanto externa da sua casa. 

Tom Page

Canecas e chávenas natalinas podem trazer um elemento especial na decoração. 

 

Ana

 

As árvores de Natal vão desde o estilo tradicional até o mais criativo. Escolha a opção que combina mais com a sua casa. 

Megan Hemphill (Prairie & Co)

 

Prepare uma mesa de jantar bem bonita e natalina! 

rjp

 

Lembre-se também de criar uma atmosfera natalina tocando músicas temáticas. Se houver crianças entre os convidados é recomendado que alguém se vista de papai Noel.

Seguindo as dicas acima você certamente estará preparado para a organização do Natal. Se sinta confortável para pedir a ajuda de pessoas queridas da família ou amigos, pois, compartir faz parte dos valores natalinos.

E você já se organizou para o natal?  Deixe seu comentário abaixo! 

Esse post foi feito em parceria com a Unilever 

Para receber atualizações e novidades

Redes Sociais