01

Entrevista com a personal organizer: Hilda Lucena

segunda-feira, 07 de maio de 2018

E voltamos a nossa programaçāo normal do blog, e o entrevista com a personal organizer de hoje é especial, pois esse mês acontece o 4º Encontro de Profissionais de Organizaçāo do Nordeste em Recife (ano passado participei do 3º Encontro)  A nossa primeira entrevistada do mês é Hilda Lucena, ela é de Joāo Pessoa e proprietária da HL Organizadores. Um mulher forte e alegre que representa muito a mulher empreendedora. 


Hilda Lucena começou seu trabalho como Personal Organizer, em João Pessoa, em 2010. Ao iniciar suas atividades, sentiu grande dificuldade em encontrar produtos organizadores diferenciados e de qualidade, não só na cidade de João Pessoa, como em todo o Nordeste. Assim nasceu a HLorganizadores, uma empresa genuinamente Paraibana, que começou suas atividades em 2011, com este sonho de Organizar cada vez melhor. Passado este tempo, com um leque de produtos testados e aprovados, está expandindo suas  vendas através de e-commerce, revendedores e representantes estaduais  disponibilizando seus produtos para todo o Brasil.

 

1. Kalinka: O que é uma personal organizer?    

Hilda: Personal Organizer ou Profissional em Organização, é um profissional treinado em organização de espaços, tarefas domésticas, empresariais, que forma nas pessoas o hábito de se organizar, aumentando sua praticidade, agilidade, harmonia, economia de tempo e de espaço, enfim facilitando e dando um novo rumo a vida das pessoas.

 

 

2. Kalinka: Como funciona o trabalho de uma personal organizer?

Hilda: Um trabalho feito com muito profissionalismo, respeitando sempre o espaço, o estilo de vida de cada um, levando e adaptando  a organização para a rotina de cada pessoa. Para que isso aconteça, fazemos primeiro uma visita técnica à casa do cliente, para que possamos ver suas necessidades e em cima delas, fazemos um projeto individual para que a cliente veja suas prioridades e possamos fazer o trabalho com confiança de ambas as partes. O foco principal de um Personal Organizer  é ajudar as pessoas a aumentar sua produtividade ,  garantindo uma maior qualidade de vida através da Organização.

 

 

3. Kalinka: Quem são as pessoas que precisam de uma Personal Organizer?

Hilda: A meu ver, todas as pessoas precisam se organizar, até aquelas que se acham organizadas; as facilidades encontradas na Organização às vezes desconhecidas, vão trazer um bem estar e uma praticidade que se tornarão incalculáveis. Pense na rotina de uma mãe de três filhos, que trabalha em tempo integral, e que precisa conciliar, horário de escola, trabalho, tarefas domésticas, papel de Mãe esposa, namorada etc. se ela tem uma casa organizada, com cada coisa em seu lugar, quando se tira o objeto, fica lá certo para ser colocado de volta, ela vai conseguir fazer suas tarefas em muito menos tempo e com mais qualidade, sobrando tempo para curtir a vida em família e para seu lazer.

 

 

4. Kalinka: A quanto tempo você trabalha como personal organizer? Porque resolveu ser personal organizer? O que mais gosta de organizar? 

Hilda: Trabalho profissionalmente desde 2010 quando fiz o Curso de Formação da OZ. Costumo contar uma história com “H” porque é verdadeira. Sou a primeira de 9 irmãos e a diferença para meu segundo irmão são 4 anos e depois disso, quase todo ano um irmãozinho novo, tem até gêmeas; então tive que me organizar por necessidade, pois precisava que meu espaço mesmo pequenino , fosse preservado, senão a meninada tomava conta. Com esta mania de me organizar, passei desde pequena a ter a tarefa de “arrumar” os armários, pois como dizia minha mãe, eu conseguia colocar muita coisa em pouco espaço; acho que daí nasceu minha vocação. Quando me aposentei como Professora em Brasília, família criada, já com netos, resolvemos morar na praia e viemos para João Pessoa, só eu e o marido; aqui chegando, compramos um apartamento e chamamos minha sobrinha, que é arquiteta no Rio de Janeiro, para fazer o projeto de reforma. Ela ficou encantada com minha casa organizada e disse: Dinda vc é uma Personal Organizer nata, vai fazer o curso, e vc vai conhecer pessoas transformar a vida delas e fazer o que vc sabe e gosta de fazer.” Como até aquele momento não conhecia nada sobre o assunto, fui pesquisar e fiz Cursos no Rio e em São Paulo, me realizei e até hoje sou encantada com o que faço.

Adoro organizar Home, principalmente Closets e quartos infantis, assim como escritórios, pois trabalhei como Diretora de Biblioteca vários anos e me especializei.

 

 

5. Kalinka: O que é necessário para se tornar uma personal organizer?

Hilda: Primeiramente, fazer um curso de Formação, de classe, temos vários hoje em dia, mas é preciso que seja escolhido e selecionado, nossa Profissão tem que ser levada muito a sério, pois entramos na intimidade da vida das pessoas e isto é muito importante. Fazer laboratórios com parentes, amigos, parcerias com colegas, até ter experiência para seguir carreira solo, humildade, neste momento para aprender, perguntar, tirar dúvidas é muito importante. Outra coisa, é saber se realmente temos perfil para isso, pois pode parecer, mas não é fácil, ao contrário, passamos por muitos momentos difíceis com clientes acumuladores, exigentes etc. mas no final é super compensador ver os olhos de admiração e felicidade nos olhos do cliente com o resultado obtido, vale muito a pena!

 

 

6. Kalinka: Onde atua o personal organizer? Há mercado para a profissão? Como é cobrado o valor?

Hilda: Atuamos em vários setores, cada vez mais aparecem novos nichos de atuação. Nesta vida corrida e competitiva que vivemos, somos cada vez mais necessárias mostrando a importância da organização. Além dos comuns, Home Escritórios, Empresas, temos Pré e pós-mudança , cada vez mais procurado, Luto, seja por morte, separação, divórcio e tantas outras perdas inclusive financeira, que podemos ajudar no orçamento doméstico, etc. Tarefas Domésticas,Tarefas Escolares, orientando as crianças para que se organizem no estudo, Organização de Idosos Acamados etc. cada vez mais procura pela Organização. A Organização muda a vida para melhor, sempre!

Sim o mercado está aí aberto para nós, mas precisando levar em consideração o profissionalismo e o respeito para que assim possamos preservar nosso lugar nele. Responsabilidae, e ética são muito importantes para que cada vez mais sejamos vistas como necessidade .

Fazemos para cada cliente um projeto único e individual como disse no início, nele colocamos o tempo que achamos que vamos gastar no trabalho, gosto de fazer o projeto por partes , separando cada cômodo com tempo e valores para que a cliente fique a vontade caso não possa fazer tudo de uma vez e não desista; pra te falar a verdade, até hoje, só uma cliente começou com um cômodo mas acabou fazendo tudo. Foi o que disse, elas vão se deslumbrando a medida que o resultado da Organização vai aparecendo, tudo no lugar e com visibilidade, e acabam fazendo . Colocamos no orçamento hora trabalhada, que varia por região, gasto com alimentação, combustível, etc.

 

 

 7. Kalinka: Cite 3 coisas boas e 3 ruins de ser uma personal organizer?

Hilda: Três coisas boas: Ter a certeza de estar transformando a vida das pessoas para melhor. Como Educadora que sou, ter a felicidade de continuar fazendo o que sei fazer Bem, pois Organizando, continuo Educando para a Vida. Trabalhar no que Gosto me faz fazer tudo com Amor!

Três coisas ruins, mais difícil de achar, mas vá lá. Diagnosticar imediatamente coisas fora de lugar, me faz sentir mal, sabendo que a pessoa não é obrigada a ser organizada e ainda não conhece este mundo. Querer transformar uma pessoa desorganizada e me frustrar qdo não consigo. Não desligar nunca de procurar erros pra consertar, mas tudo isso me leva a querer melhorar sempre mais.

 

 

8.  Kalinka: Dê alguma dica de organização ou conselho para nossos leitores:

Hilda: Faça cada Organização como se fosse a mais importante, a sua, coloque ali seu maior desejo, de preparar uma pessoa para viver melhor e com qualidade. Faça isso com o coração e seu Sucesso será garantido!

 

 

9. Kalinka: Indique algum produto de organização que acha essencial ter

Hilda: Pega até mal, mas não vou resistir: Use os produtos da HLorganizadores,  pois são de qualidade e feitos para vocês. Pensando nas nossas necessidades, como Profissionais da Organização, procuramos desenvolver produtos que atendam a toda nossa variedade de clientes com carinho e qualidade.  Lembrando que todas as POs cadastradas em nossa fábrica, têm 20% de desconto em todos os nossos produtos

 

Façam seus cadastros e pedidos através:

www.hlorganizadores.com.br

E-mail: pedido@hlorganizadores.com.br

WhatsApp: (83) 98858-9238

Facebook

Instagram 

Youtube

 

Para receber atualizações e novidades

Redes Sociais