01

Vida de Empreendedor: Amanda Rocha e Lúcia Stradiotti

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Hoje no vida de empreendedor recebo duas pessoas muito especiais, nāo só porque o trabalho delas seja fantástico mas porque também foram minhas colegas no curso de empreendedorismo criativo e sempre acreditaram no meu trabalho. Elas ajudam māes a empreenderem tendo tempo para seus filhos através no projeto MOM'SA. Com materiais como ebooks, cursos e sessāo de coaching elas ajudam muitas māes a se sentirem independentes sem deixar de lado os momentos maravilhosos ao lado dos filhos. 

 

 

Amanda Rocha é mãe da Manuela, tem formação em Psicologia e depois de muitas idas e vindas encontrou- se como coach e empreendedora digital no Mom'SA. Trabalha com o que ama e inspira outras mães a fazerem o mesmo.

 

 

 

 

Lúcia Stradiotti é mãe do Caio, tem formação em Letras e pós graduação em psicologia. Já foi professora de inglês e empresária no ramo de turismo e hoje se realiza como coach e sócia do projeto Mom’SA de empreendedorismo materno, ajudando outras mães a encontrarem seu caminho.

 

 

1) Kalinka: Quais são as principais características que vocês julgam importante em um empreendedor?

Amanda e Lúcia: É muito importante ter persistência (já que nessa jornada, muito se aprende por tentativa e erro!), disciplina (pra trabalhar, pra estudar) e foco. Se o foco estiver em várias coisas ao mesmo tempo, não funciona. É importante conseguir manter o foco no trabalho no momento de trabalhar, pra ser mais produtivo, e também conseguir resultados melhores.

 

 

2) Kalinka: Quem sāo suas referência, guia, mentor, guru e por quê?

Amanda e Lúcia: Temos várias pessoas nessa área que nos inspiram. Difícil citar todos os nomes, mas o Mom’SA é fruto, por exemplo, do Decola Lab, da Rafaela Cappai. Paula Abreu e Paula Quintão também foram (e são) grande inspiração, além de vários outros.

 

 

3) Kalinka: Como vocês organizam suas tarefas e compromissos?

Amanda e Lúcia: Mantemos uma agenda em que distribuimos as tarefas de acordo com o grau de prioridade. Nessa agenda sempre colocamos as tarefas urgentes (que tem prazo estabelecido), importantes (que são as que nos levam mais perto de alcançar os objetivos) e as tarefas mais corriqueiras, do dia-a-dia, e cuja demanda vai surgindo de acordo com o trabalho. Dentro dessa agenda também temos os horários reservados para atendimentos individuais (coaching).

 

 

4) E seus projetos?

Amanda e Lúcia:Nossos projetos são sempre planejados com certa antecedência. Fazemos reuniões de planejamento, em que estipulamos prazos para cada ação a ser realizada, e também dividimos as ações entre nós.

 

 

5) Kalinka: Quantas horas por dia se dedican ao trabalho? E a família e amigos?

Amanda e Lúcia: Como mães empreendedoras, acabamos por criar nossa rotina de trabalho em torno da rotina da casa e dos filhos. Nós duas, então, trabalhamos enquanto as crianças estão na escola, aproximadamente 4 horas por dia. É claro que em alguns momentos, dependendo do projeto, precisamos trabalhar mais horas, e aí nos readaptamos, e trabalhamos enquanto as crianças dormem ou contamos com a ajuda dos maridos e/ou familiares. O resto do nosso dia é basicamente dos filhos!

Arquivo Pessoal

 

 

6) Kalinka: Vocês costumam reservar tempo para ler ou estudar? 

Amanda e Lúcia: Ler é uma de nossas paixões, então estamos sempre lendo algum livro. Com relação aos estudos, como infoprodutoras também somos consumidoras de produtos digitais, então estamos sempre fazendo algum curso, assistindo palestras, hangouts, periscope, etc.

 

 

7) Kalinka: Descrevam seu local de trabalho 

Amanda e Lúcia: Como empreendedoras digitais, nós duas precisamos das nossas principais ferramentas de trabalho, que são o computador e o celular, e um acesso à internet. Temos um escritório montado (cada uma na sua casa) mas por vezes acabamos por ter de nos mover pra trabalhar mais perto das crianças. Também acontece de termos de mudar de lugar pra fazer um hangout, por exemplo, dependendo do sinal da internet ou da iluminação.

Arquivo Pessoal

 

 

8) Kalinka:  Vocês acham que a organização é importante no empreendedorismo? Sim ou não e por quê? 

Amanda e Lúcia: A organização é muito importante no empreendedorismo. Desde a organização física do local de trabalho, como a organização das tarefas (utilizando uma agenda, por exemplo). Mantemos sempre uma ‘to-do list’, e fazemos reuniões semanais para organizar essas tarefas da empresa dentro das agendas de nós duas. Enquanto sócias, também sabemos que é importante a organização quanto à divisão de tarefas. Se não designamos alguém para cuidar de uma tarefa específica, ela pode acabar não sendo feita. Então até nesse caso a organização é fundamental.

 

 

9) Kalinka: Indiquem alguma ferramenta de organização e produtividade que não poderia viver sem e/ou dê alguma dica de organização ou conselho para nossos leitores.

Amanda e Lúcia: O  que funciona muito pra gente é ter uma agenda, em que distribuimos nossos compromissos de acordo com a prioridade. Primeiro, agendamos as tarefas urgentes (que são as que tem prazo para estarem prontas). Depois, as importantes – e tem que ter espaço pra essas (que são as que nos levam mais perto de atingir nossa meta). E por último as tarefas do dia-a-dia. Uma dica muito importante é ser realista ao montar sua agenda, e não tentar estipular para aquele dia mais tarefas do que você realmente pode fazer. Isso só leva à frustração! E claro, saber sempre respeitar sua realidade! Na nossa realidade de mães empreendedoras, por exemplo, na nossa agenda tem de ter espaço para imprevistos, e temos de saber que apesar de termos o dia planejado, temos de contar com eventualidades e sabermos ser flexíveis! 

Elas sāo incríveis né? Sou suspeita a falar mais super recomendo tudo que fazem, já fui inclusive palestrante no evento promovidos por elas o Conamāe. Veja a entrevista delas no programa Fala Brasil da Rede Record:

Acompanhe o trabalho delas nas redes sociais e conheça o Programa Target ou +Qmāe. Veja também os depoimentos de quem já fez o programa! 

www.momsa.com.br

Facebook

Youtube

Instagram

Para receber atualizações e novidades

Redes Sociais