01

Entrevista com as Personal Organizers: Andressa Isola e Carol Baldin

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Hoje a entrevista é em dose dupla, assim é bom demais. Já tivemos entrevista em dose dupla aqui no blog: Ivana Portella e Priscila Sabóia da Seja Personal Organizer e também Irene Loureiro e Cristiane Rebello na Benfatto. A cada dia que passa a profissāo de organizadora profissional ou personal organizer vem criando nichos e segmentos um dos mais recentes e potenciais é a Baby Organizer. Andressa Isola e Carol Baldin, formadas como Baby Planners pela IMPI (International Maternity and Parenting Institute) sócias no Instituto Mãe e personal organizer formadas pela OZ, e instrutoras do curso de Baby Organizer da OZ.  Ajudam mães em diferentes fases da maternidade! 

 

 

Andressa Isola é baby planner e consultora do sono. Certificada internacionalmente como baby planner e consultora do sono pelo IMPI - International Maternity & Parenting Institute (referência na formação de profissionais relacionados a maternidade em todo o mundo) traz na bagagem experiência de ter trabalhado com eventos e se aventura no mundo materno há um ano. Mãe do pequeno Eduardo, descobriu na maternidade que na vida a pressa é inimiga da perfeição e que apesar de todas suas contradições e descompassos fez de mim uma pessoa muito mais feliz e melhor. Ser mãe aflorou um lado nunca antes sentido, uma força descomunal e um amor que cresce cada dia mais.

 

 

 

Carol Baldin é baby planner e doula pós parto. Descobriu a profissão de baby planner depois de se tornar mãe. É uma das pioneiras na profissão de baby planner. Certificada internacionalmente como baby planner pelo IMPI e como Doula Pós-Parto pelo GAMA (Grupo de apoio a maternidade ativa).  Acredita que depois de ter se tornado mãe, sua vida virou de cabeça para baixo (mas no bom sentido!): no relacionamento com o marido, no lado profissional e pessoal.  Mas mesmo assim não trocaria a loucura, as culpas, a falta de tempo, as noites mal dormidas e o amor incondicional que surgiu na sua vida depois do nascimento da Beatriz.

 

 

 

1) Kalinka: O que é uma personal organizer? 

Andressa e Carol: Como próprio nome diz, Personal Organizer é uma profissional que organiza a casa, a vida da pessoa. ​Pode parecer uma coisa simples, mas uma PO não só organiza a casa, como melhora a vida, uma casa organizada, com cada coisa em seu lugar, torna o ambiente mais leve, aconchegante e consequentemente mais feliz!

 


2) Kalinka: Como funciona o trabalho de uma personal organizer? 

Andressa e Carol: A PO precisa conhecer as necessidades de seu cliente, e faz isso através de um questionário ou bate-papo. Assim conseguimos identificar as necessidades e traçar um plano para cada ​caso.

 


3) Kalinka: Quem são as pessoas que precisam de uma personal organizer? 

Andressa e Carol:  Poderíamos dizer que pessoas desorganizadas, mas não é bem assim, pessoas que trabalham fora podem ser um target, afinal o fato de passarem muitas horas fora de casa pode fazer com que precisem da casa o mais personalizada possível para não perder tempo procurando algo, famílias de mudança, gestantes, pessoas que trabalham em casa. ​A organização ajuda na rotina da pessoa, na otimização de tempo. Todos podem se beneficiar desse trabalho.​

 

 

4) Kalinka: A quanto tempo você trabalha como personal organizer? Porque resolveu ser personal organizer? O que mais gosta de organizar?
Andressa e Carol: Através da profissão de Baby Planner, fomos convidadas pela OZ para desenvolver junto com eles um curso para PO especializado em atendimento a gestantes. Entendemos a importância da organização da casa para receber um novo membro da família, são muita mudanças e principalmente para pais de 1ª viagem a dúvida é sempre muito grande. 

 

5) Kalinka: O que é necessário para se tornar uma personal organizer? 

Andressa e Carol: Dizer que precisa ser organizado pode parecer redundante, mas isso sim premissa para conseguir exercer essa profissão, além disso ser criativo, gostar de lidar com pessoas e ter boas idéias!

​ ​

 

 

6) Kalinka: Onde atua o personal organizer? Há mercado para a profissão? Como é cobrado o valor? 

Andressa e Carol: A profissão vem ganhando cada vez mais força no mercado brasileiro, atualmente existem PO no Brasil todo. Geralmente o profissional cobra por hora​ ou por projeto.​

 

 

7) Kalinka: Cite 3 coisas boas e 3 ruins de ser uma personal organizer?

Andressa e Carol: 

Boas:

1. Ser responsável por um novo estilo e vida;

2. Arrumar soluções incríveis para produtos que pareciam sem utilidade - RECICLAR, RECRIAR!

3. Ajudar e facilitar a vida das pessoas​

 

Ruins:

1. Estar em um lugar desorganizado e pensar em como poderia melhorá-lo;

2. ​Lidar com pessoas que não gostem de "desapegar" e dificultar uma organização​

3. Trabalhar com acumuladores​

 


8) Kalinka: Dê alguma dica de organização ou conselho para nossos leitores: 

Andressa e Carol: Ter uma casa organizada vai te poupar tempo! Se gosta de organizar, vale ver dicas em blogs na internet e colocar em prática em casa. Escolha um cômodo por vez e siga em frente. 

 

 

9) Kalinka: Indique algum produto de organização que acha essencial ter: 

Andressa e Carol: Depende muito do tipo de trabalho que será executado na casa do cliente, mas tem um produto que consideramos bastante versátil, que é a colmeia. Com ela você pode organizar fraldas, bodies, meinhas e conforme o bebê for crescendo outros itens do bebê, como maios, biqui​nis e sungas.

Colmeias

 

 

E ai gostaram? Se quiser acompanhar o trabalho nas meninas acesse:

Site: www.institutomae.com 

E-mail contato@institutomae.com 

Instagram

 

 

Para receber atualizações e novidades

Redes Sociais