01

Vida de empreendedor: Henrique Carvalho do Viver de Blog

sexta-feira, 26 de junho de 2015

Olá pessoal, tudo bem? Hoje iremos inaugurar uma nova categoria aqui no blog que chamaremos carinhosamente de Vida de Empreendedor. Essa série será composta por entrevistas com empreendedores e focaremos em como eles se organizam. Segundo Michael Faraday as cinco habilidades empreendedoras para o sucesso sāo: concentraçāo, discernimento, organizaçāo, inovaçāo e comunicaçāo. O intuito dessa série é mostrar como a organizaçāo é importante para se alcançar o sucesso profissional. 

Estou muito feliz de inaugurar essa categoria com o empreededor digital Henrique Carvalho do Viver de Blog, foi lendo o blog dele que aprendi muitas técnicas de como funciona um blog. Através de tudo que aprendi consegui transformar minha paixāo em organizaçāo nesse blog, onde dou dicas de organizaçāo de forma simples e descomplicada.  

 

 

Henrique Carvalho tem 27 anos e é o fundador do Viver de Blog, blog sobre marketing digital. Ele vive exclusivamente de blogs e negócios digitais desde dos seus  23 anos, período em que largou a faculdade para seguir seu sonho de impactar mais pessoas através de seus conteúdos online. Para ele o viver de blog é trabalho e também um hobbie. 

 

 

1) Quais são as principais características que você julga importante em um empreendedor? 
Confiança e persistência. Confiança porque o caminho de um empreendedor é cheio de altos e baixos. E o que irá segurar você nos momentos de baixa é sua própria confiança. Saber que você é maior do que imagina e possui forças para se levantar, mesmo quando tudo ou todos fazem o contrário para te puxar para baixo. Persistência porque o sucesso não é um sprint de 100 metros, mas uma longa maratona. Você precisará suar muito para percorrer cada quilômetro e avançar em sua jornada.


2) Quem é sua referência, guia, mentor, guru e por quê? 
São vários. Como participo de um grupo de Mastermind, todas as pessoas desse grupo são meus mentores. É um grupo bem seleto e unido que busca o crescimento conjunto de todos. "Quando a maré sobe, todos os barcos sobem juntos".


3) Como você organiza suas tarefas e compromissos? 
Uso várias, várias ferramentas, mas todas onlines. A principal é um aplicativo online chamado TeamWork, que gerencio minha equipe em vários projetos diferentes. É possível criar tarefas, calendários, trocas de arquivos, projetos. Tudo o que um negócio digital precisa para crescer. Para minha lista pessoal, utilizo os apps Things e Clear para Mac/iOS.


4) Como organiza seus projetos? 
A grande base fica no TeamWork. Para nossa equipe também utilizo o SweetProcess para criação de processos. Pessoalmente, adoro o Evernote, Pocket e MindNode para organizar ideias.


5) Quantas horas por dia se dedica ao trabalho? E a família e amigos? 
Ter a flexibilidade de trabalhar em casa ou de onde quiser me permite não ter um horário fixo, o que, na maioria das vezes, é ótimo. Talvez eu trabalhe umas 6h-8h por dia, embora no início cheguei a trabalhar em torno de 12h. Hoje em dia, faço questão de ir à academia 6x na semana, jogar futebol 1x e não trabalhar nos finais de semana, aproveitando jantares e baladas com a namorada, que também trabalha comigo. :)


6) Você costuma reservar tempo para ler ou estudar? 
Sem dúvida. Eu sou aficcionado por conhecimento. Sou daqueles que escuta podcasts no carro, assiste vídeos educativos durante as refeições e estou sempre aberto à conversas inteligentes. Pode parecer paradoxal, mas não costumo ler livros físicos. Prefiro materiais digitais, como cursos, blogs, vídeos, podcasts. É incrível a quantidade e qualidade de informações que temos disponíveis hoje. Basta saber procurar. 

Imagem do Viver de Blog

 

7) Como é o seu local de trabalho?
Meu local de trabalho precisa ser extremamente organizado. Acredito que qualquer fricção no caminho é uma desculpa para relaxarmos no trabalho. Uma luz fraca, uma janela aberta, uma mosca voando. Faço de tudo para que minha mesa esteja sempre limpa e já programada para o trabalho. Deixo uma água sempre por perto e mantenho toda distração longe da área de trabalho. Nada de notificações. Hoje em dia, por trabalhar do meu próprio quarto, é como se fosse um canto especial para mim e que posso controlar o ambiente de trabalho 100%.


8) Você acha que a organização é importante no empreendedorismo? Sim ou não e por quê? 
Extremamente importante. Se você não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve. Conforme você conhece mais e mais pessoas brilhantes no caminho da vida, mais você percebe que o sucesso deixa pistas. E muitas vezes não reparamos como a organização/planejamento de uma pessoa/negócio é o que faz toda a diferença. O simples fato de você organizar suas ideias, seu ambiente de trabalho e sua rotina faz com que você tenha um caminho muito claro de A a B. A maioria das pessoas quer sair de A para B, mas não sabem qual caminho pegar. As pessoas inteligentes, organizadas e bem planejadas sabem exatamente qual caminho pegar, quais furadas evitar. Logo, não é preciso ser o mais rápido e energético da sala, você precisa persistir, pois o seu sucesso está logo ali te esperando.


9) Indique alguma ferramenta de organização e produtividade que não poderia viver sem e/ou dê alguma dica de organização ou conselho para nossos leitores. 
Se pudesse deixar uma única dica aqui, seria sobre a MAP (Manhã de Alta Performance). É incrível como os primeiros 30-60 minutos do seu dia podem resultar em um dia extremamente produtivo ou não. Logo, você precisa "scriptar" esses primeiros minutos do seu dia. Algumas ótimas ideias para incluir são: AEJ (Aeróbico em Jejum), meditar, adquirir conhecimento (livro/blog/podcast). E como alguém que ama produtividade e respira isso todos os dias, para alcançar e inspirar mais e mais pessoas a viverem a vida que sempre sonharam, principalmente através de seus blogs, recomendo essas 26 ferramentas e apps que uso no meu dia-a-dia: 

  1. Evernote (todas plataformas)
  2. Pocket (todas plataformas)
  3. 1Password (todas plataformas)
  4. Mindnode (Mac)
  5. Pomodoro One (Mac)
  6. Ember (Mac)
  7. CopyClip (Mac)
  8. Frank de Loupe (Mac)
  9. 5 minute journal (iOS)
  10. Mailbox (iOS)
  11. HelpScout (Desktop App)
  12. TeamWokr (Desktop App)
  13. Things (Mac)
  14. Rescue Time (Mac + PC)
  15. Flux (Mac)
  16. CleanMyMac 3 (Mac)
  17. DaisyDisk (Mac)
  18. Dropbox (todas plataformas)
  19. Sleep Cycle + Power Nap + Heart Rate (iOS)
  20. Peak (iOS)
  21. Clear (iOS + Mac)
  22. Due (iOS + Mac)
  23. Workflow (iOS)
  24. Launch Pro (iOS)
  25. Coach.me (iOS)
  26. Bartender (Mac)

Muito legal essa lista, nāo é mesmo? Se tiverem alguma dúvida ou curiosidade sobre elas, visite o Viver de Blog e deixe uma mensagem para que ele e sua equipe possa te auxiliar.

Eu espero que tenham gostado dessa entrevista, que será a primeira de muitas que virāo. Agradeço muito ao Henrique que aceitou "revelar" seus segredos para nós. Deixe seu comentário sobre o que achou da entrevista ou se já usou alguma dessas ferramentas Obrigada e até a próxima.  

 

Para receber atualizações e novidades

Redes Sociais