01

Vida de Empreendedor: Jac Lopes

segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

E com muito prazer que recebo hoje no blog uma empreendedora na área de branding e que também já foi minha chefe quando eu trabalha com carteira assinada na Universidade Anhembi Morumbi. Trabalhamos juntas na área de marketing e comunicaçāo e hoje somos duas empreendedoras. Jacqueline Lopes mais conhecida como Jac Lopes sempre foi uma executiva de sucesso e muito requisitada. Trabalhou em diversos setores como: shopping center (onde esta), varejo, farmacêutico, educação e franquias. Ela tem um espírito cigano e quer sempre conhecer novas culturas, lugares e pessoas. Morou em 19 estados do Brasil, de Norte a Sul. 

 

 

Jac Lopes é especialista em Branding de Marcas e Pessoas, também é mentora de mulheres empreendedoras, profissionais liberais e do serviço público que queiram transformar sua marca pessoal através do marketing. Sua missāo é transformar pessoas em marcas para que possam se expor de uma forma melhor e aumentem seu valor de mercado, ganhem mais dinheiro e consequente fama principalmente nas redes sociais. É carioca, filha da classe média cujo maior valor é a educação e o conhecimento. Embaixadora da Ponto Pessoal no Rio onde fez sua mentoria de marketing pessoal. Tem um filho que te inspira todos os dias o Rafael Lopes Broseghini. Ela é formanda em farmácia e se aprofundou em homeopatia. Se especializou em marketing e trabalhou no segmento farmacêutico em grandes empresas como a Knoll Basf Pharma com produtos, como a NEOSALDINA. Sabe aquele sorriso da Neosa? Aquele branding, nasceu em 1997 com uma equipe fantástica que ela liderou. O branding a fez mudar algumas marcas importantes no Brasil como a do Spoleto, nasceu a frigideira símbolo da rede, a forma de apresentar os cabelos cacheados como referência do Beleza Natural. Enfim viveu muitas histórias importantes na carreira como executiva, muitas ela se orgulha, como: trazer o Cirque du Soleil pela primeira vez no Brasil pela Multiplan, morar em Boa Vista em Roraima e subir o Monte Roraima. Essa escalada ao Monte mudou sua vida e foi para comemorar o lançamento de um shopping na última capital sem shopping do Brasil. Hoje sua paixão é transformar produtos e pessoas em grandes MARCAS.

 

 

1. Kalinka: Quais são as principais características que você julga importante em um empreendedor? 

Jac: Paixão, determinação, foco e muita resiliência.

 

 

2. Kalinka: Quem é sua referência, guia, mentor, guru e por quê?  

Jac: Hoje a minha referência e melhor amiga é Helena Alkhas, personal organizer, ela me ajudou e ajuda a entrar no mundo digital. Paula Abreu coach de alta performance. As duas tem as características que eu admiro muito, são verdadeiras, determinadas, tem forte preocupação com seus clientes/seguidores e estão sempre inovando no que fazem.

Fonte: Arquivo Pessoal

 

3. Kalinka: Como você organiza suas tarefas e compromissos?  

Jac: Eu tenho uma vida muito corrida. Hoje trabalho mais de 8hs administrando um shopping center no Rio de Janeiro, além disso me dedico a minha mentoria: Sua Marca é você! Onde transformo pessoas em grandes marcas. Não é nada fácil e exige muito planejamento. Eu organizo com antecedência mínima de 48hs. Toda noite antes de dormir revejo tudo e no dia seguinte quando acordo repasso o dia na minha cabeça, como se fosse um filme, se achar que não vai dar o que planejei eu tiro da agenda.

 

 

4. Kalinka: Como organiza seus projetos?  

Jac: Todos os meus projetos, principalmente os novos, são muito detalhados em micro tarefas para isso eu recorro a tecnologia. Uso vários apps no telefone celular, como o pomodoro por exemplo. Tenho uma agenda no google bem detalhada, uso o TO DO list e o trello diariamente. Não entra nada na agenda que eu não possa realizar. Tenho que dizer muitos nãos, mas faz parte.

 

 

5. Kalinka: Quantas horas por dia se dedica ao trabalho? E a família e amigos? 

Jac: Em média eu trabalho no shopping umas 8hs e quando chego em casa cuido da vida digital e da mentoria. Acordo as 5 horas da manhã, para ver agenda, ler, escrever, responder ao mentorando, colocar na ferramenta de postagens material para redes sociais, fazer ginastica (uso um app), tomar banho, café e sair de casa as 8h. Passo o dia no shopping entre reuniões, e-mails e uma agenda mais flexível porque tenho que atender aos lojistas, muitos não agendam. Volto para casa as 19hs, tomo banho janto e começo uma jornada no mundo digital até umas 23h. Falo com meu filho pelo appear.in ou pelo WhatsApp e vou dormir. Não posso me distrair com nada para não perder meu tempo e meu planejamento. Geralmente nos fins de semana aos domingos vejo amigos, saio para caminhar ou ir à praia ou viajo para Búzios onde tenho uma casa.

Fonte: Arquivo Pessoal

 

 

6.  Kalinka: Você costuma reservar tempo para ler ou estudar?  
Jac: Sim. Esse é o meu maior hobby e vício. Das 5h até as 5h30 da manhā todos os dias eu leio até 20 paginas de um livro. Agora estou lendo Mindset da Carol Dweck e Procrastinação da Lilian Soares.  Acabei de ler e indico o Direto do Washington do W. Olivetto por ele mesmo. É um livro sobre a biografia de um gênio da publicidade brasileira, e eu acho do mundo, mas fala muito da construção de uma marca pessoal de sucesso. E também li, junto com o Direto com o Washington, A sutil arte de ligar o f*oda-se do Mark Manson.

Fonte: Arquivo Pessoal

 

 

7. Kalinka: Descreva seu local de trabalho 

Jac: Meu local de trabalho quando estou em casa é esse aí no vídeo. Um quarto que fiz de escritório. E bem iluminado tem tudo que preciso a mão, tem uma boa energia, é amplo e nele fico a maior parte do tempo que estou trabalho em casa. O meu escritório no shopping é aberto amplo, ficamos todos juntos, muito iluminado e alegre.

 

 

 

8. Kalinka: Você acha que a organizaçāo é importante no empreededorismo? Sim ou nāo e por quê?

Jac: Eu acho fundamental. Por isso minha mentora é uma personal organizer. Sem organização perdemos o foco, e consequentemente o planejamento de realizar e dinheiro. A organização é liberdade. Muda sua energia para melhor e traz muitos ganhos. Eu por ter tido tantas casas precisei da ajuda de duas POS uma da casa toda e outra para documentos só assim ano passado eu conseguir colocar vários projetos no ar. Quando fiz meu blog o jaclopes.com.br eu vi o quanto precisava estar mais organizada e com ferramentas que me atendessem diariamente. Para ser um empreendedor digital, como muitas de nós somos hoje temos que ter as ferramentas ao toque do dedo e no celular.

 

 

9. Kalinka: Indique alguma ferramenta de organizaçāo e produtividade que nāo poderia viver sem e/ou dê alguma dica de organizaçāo ou conselho para nossos leitores.

Jac: No meu caso são duas e sempre aconselho aos meus mentorados que usem. O trello onde coloco todos os meus projetos da mentoria e da vida de um modo geral e o mindmeinster onde organizo meus webinars, aulas e tudo que preciso oferecer para meus seguidores. Outra ferramenta boa hoje é o Mlabs para organizar as postagens do meu Instagram, Fanpage e LinkedIn.

 

Baixe gratuitamente o livro digital onde ela ensina como se ver como marca e tem também um checklist para você usar diariamente: 

 

Gostou da história da Jac e gostaria de melhorar sua marca pessoal? Segue os contatos dela: 

http://www.jaclopes.com.br/

Instagram

Facebook

Youtube

Soundcloud

Linkedin

Para receber atualizações e novidades

Redes Sociais