01

Entrevista com a personal organizer e blogueira Kalinka Carvalho

segunda-feira, 23 de março de 2015

Oi Pessoal!

A entrevista de hoje será diferente. Eu mesma respondi as questões que costumo fazer aos meus entrevistados. Dessa maneira podem conhecer a minha trajetória no segmento de organização. Sou apaixonada pelo assunto e estou sempre em busca de novas informações e técnicas que possam ajudar as pessoas no processo. 

 

Sou graduada em Comunicaçāo Social com Habilitaçāo em Publicidade Propaganda e tenho MBA na área de Marketing pela Universidade Anhembi Morumbi. Me especializei em organizaçāo quando fiz os cursos Negócios para Organizadores Profissionais pela OZ! Organize sua vida em 2010, Organização de Residências pela Home Organizer em 2012, Personal Organizer pela Organizer Brasil em 2013, Planejamento de Rotinas Domésticas pelo IPED e Organizaçāo Pessoal pela Home Organizer em 2014. Fiz outros cursos de aperfeiçoamento como D´Olho na Qualidade, Aprender a Empreender e Análise e Planejamento Financeiro pelo SEBRAE em 2007 e 2008, Plano de Negócios e Organização de Eventos pelo IPED em 2011, Gestāo de Projetos pelo Prime Cursos do Brasil e de Coaching pelo IPED em 2013. Sou associada a ANPOP - Associaçāo Nacional de Profissionais de Organizaçāo e Produtividade, Atualmente tenho esse blog, o Kalinka Carvalho, onde dou dicas de organizaçāo pessoal, residências e eventos, além de disponibilizar listas e checklists gratuitos para download.  

 

 

1) O que é personal organizer?

O personal organizer, que também podemos chamar de organizador profissional é uma pessoa qualificada para trazer soluções de otimização e organização de espaços. Ele sabe técnicas e consegue enxergar e indicar soluções para organizar a casa e a vida, deixando-a mais prática e funcional.

 

2) Como funciona o trabalho do personal organizer?

A primeira coisa a ser feita é uma visita técnica, onde conhecemos os locais a serem organizados, entendemos o perfil do cliente e suas necessidades. A entrevista é muito importante para entender o dia a dia do cliente e o que ele precisa para que sua vida melhore. Depois dessa primeira análise é feito o orçamento baseado nas horas que serāo trabalhadas ou pacotes fechados. Há personal que indica produtos para ajudar na organização, mas varia de profissional para profissional. Depois de aprovado o orçamento o personal executa o serviço. Existe a manutenção do serviço, que é quando deve-se retornar, pois o método adotado não foi adequado e precisa de mudanças. Há o personal que já tem esse valor embutido no orçamento inicial, outros não. 

 

3) Quem são as pessoas que precisam do personal organizer?

Pessoas que não tem tempo de se organizar, pessoas com dificuldade em se organizar e pessoas que querem soluções para se organizar.

 

4) A quanto tempo você trabalha como personal organizer? Porque resolveu ser personal organizer? O que mais gosta de organizar?                          

Sempre gostei de organizar as coisas por hobbie até que um dia pesquisando na internet verifiquei que existia uma profissão para isso, me especializei em 2010 e a partir dai fiz diversos cursos e pesquisas na área, já são 5 anos na área. Eu adoro organizar gavetas da cozinha, quarto e escritório. 

 

5) O que é necessário para se tornar um personal organizer?

Não existe faculdade ou universidade para personal organizer e a profissão no Brasil ainda não é reconhecida. Há diversos cursos de especialização que ensinam técnicas de organização, comportamento, vendas e marketing. Para mim, o profissional tem que gostar de organizar, tem que ter paciência, pois irá lidar com pessoas diferentes, tem que ter boa comunicação, e aprender com facilidade. Atualmente existe a ANPOP – Associaçāo Nacional de Profissionais de Organização e Produtividade que tem trabalhado para tornar a profissão reconhecida e criar diretrizes para os profissionais.

 

6) Onde atua o personal organizer? Há mercado para a profissão? Como é cobrado o valor?

O personal organizer pode atuar em diversos segmentos: organização pessoal, de residências, mudanças, escritórios, lojas, digital, coleções, papéis, etc. Dependendo do que o profissional tem mais facilidade pode se tornar a sua especialidade. O mercado é novo no Brasil, e vem crescendo constantemente. O valor varia de profissional para profissional e de região para região. Geralmente cada profissional tem um valor da hora de trabalho definida e conforme análise do local a se organizado calcula o valor  de quantas horas serão gastas e se chega ao preço final.

 

7) Cite coisas boas e ruins de ser um personal organizer?

Boas:

1) Ajudar as pessoas, tornando suas vidas mais funcionais.

2) Entender que cada pessoa é única e que não existe um método que funcione para todos.

3) Saber que pode transformar vidas através da organizaçāo.

Ruins:

1) Há pessoas que não nos reconhecem como profissionais.

2) Lidar com objetos de cunho pessoal das pessoas. Para nós, um objeto pode parecer um simples objeto de decoração, para a pessoa é uma lembrança que ela não consegue se desfazer. Nesses casos devemos entender.

3) Como em toda profissão lidar com as pessoas as vezes é difícil dependendo do perfil de cada uma.

 

8) Dê alguma dica de organização ou conselho para nossos leitores:

Minha dica é sempre ter uma agenda ou planejador pessoal. Ele é o primeiro passo para se ter uma vida organizada e produtiva. Fiz um post sobre como se organizar usando a agenda

 

9) Indique algum produto de organização que acha essencial ter:

Adoro colmeias organizadoras, elas ajudam na organização de roupas íntimas, meias, panos de pratos, roupas de bebê, chinelos, etc. Com uma colmeia podemos organizar diversas coisas. Já fiz um post sobre 10 produtos organizadores que acho essencial ter.

 

10) Você é personal organizer, porém não atua em campo atualmente, resolveu colocar seus conhecimentos e técnicas através do blog. Por quê?

Sempre trabalhei na área de eventos e marketing, em 2014 montei o blog como hobbie, queria compartilhar meus conhecimentos e técnicas com outras pessoas, em março do mesmo ano, minha vida mudou, vim para os Estados Unidos com meu marido para estudar inglês. A forma que encontrei de continuar o trabalho foi através do blog, as postagens passaram de 1 vez por semana para 3 vezes na semana, comecei a gravar vídeos, produzir materiais que ajudassem na organização, e tudo isso me encantou e fico feliz de estar ajudando um número maior de pessoas.

 

11) Como organiza a rotina do blog? Você possui um calendário editorial? Como os conhecimentos de personal te ajudam na organização do blog?

Eu posto no blog 3 vezes por semana (segunda, quarta e sexta), sendo que um vez por semana é vídeo (toda quarta) e as outras duas vezes conteúdos escritos. Pesquiso e escrevo sobre temas que as pessoas querem saber de forma simples.  Eu tenho um calendário editorial e categorias do blog que ajudam as pessoas a saberem o quer ler. Elas sāo: organização pessoal, residências e eventos, faça você mesmo, top 10, vídeos, entrevistas e sempre que possível produzo materiais que ficam disponíveis gratuitamente para downloadA organizaçāo me ajuda a manter sempre conteúdo em dia e com qualidade. 

 

12) Qual é o seu post predileto no blog? Por quê?

Gosto muito das entrevistas com outras profissionais, sempre aprendemos algo novo. Confira quem já foram os entrevistados.

 

Espero que tenham gostado da entrevista, se tiverem outras perguntas que queiram fazer, envie para contato@kalinkacarvalho.com.br  

Me sigam das redes sociais e continem acompanhando o blog. 

Para receber atualizações e novidades

Redes Sociais