01

Entrevista com a personal organizer: Marthinha Sol

segunda-feira, 14 de agosto de 2017

A entrevista de hoje é Marthinha Sol, direto de Manaus ela é referência por lá quando se fala em organizaçāo. Além de ser muito organizada, ela é uma simpatia de pessoa e está sempre disposta a ajudar. Vamos conhecer um pouco sobre a trajetória dessa mulher fenomenal direto de Manaus, para vocês verem que temos profissionais de organizaçāo espalhados pelo Brasil inteiro.  

 

 

Marthinha Sol é uma profissional formada em Comunicação Social pela Faculdade Nilton Lins/Manaus, habilitada em Publicidade e Propaganda e pós-graduada em Marketing Empresarial pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), exerceu a profissão em empresas da cidade durante vários anos, e atualmente exerce a profissão de Personal Organizer com certificação pela Empresa OZ Organize a sua Vida em São Paulo/SP onde obteve as seguintes especializações em organização residencial: Home, Office, Treinamento de empregada, Mudanças, Baby Organizer e Técnicas de decoração. 

 

 

 

 

1. Kalinka: O que é uma personal organizer?

Marthinha: Uma Personal Organizer é uma profissional capacitada para facilitar e ajudar as pessoas na solução dos problemas relacionados à desorganização, priorizando a praticidade e o bem estar do dia a dia.

 

 

2. Kalinka: Como funciona o trabalho de uma personal organizer?

Marthinha: Inicialmente uma visita ao cliente. O trabalho é personalizado, sempre ouvindo com atenção as dificuldades e observando o estilo de vida de cada pessoa. Compreender a dinâmica da casa e proporcionar rotinas que tornem o dia a dia mais funcional e menos bagunça e caos.

 

 

3. Kalinka: Quem são as pessoas que precisam de uma personal organizer?

Marthinha: Todas as pessoas que queiram melhorar sua qualidade de vida. Algumas pessoas não tem tempo, outras não tem habilidade para manter tudo em ordem, outras mesmo tendo tempo não gostam de organizar e preferem contratar pessoas para manter a casa organizada.

 

 

4. Kalinka: Há quanto tempo você trabalha como personal organizer?

Marthinha: Trabalho há mais de 4 anos. Na verdade nunca fui muito organizada, mas sempre tive as coisas no lugar. Sempre atuei na área comercial e marketing. Após sofrer uma fratura de fêmur em 2012 onde eu precisei ficar em cima de uma cama por vários meses até poder caminhar sozinha, minha vida passou por uma transformação. Eu era empresária de uma fabrica de confecção e não estava mais satisfeita com aquela vida cheia de estresse, cobranças e sem tempo pra cuidar da minha vida. Então eu aproveitei esse momento de “recuperação” e refleti sobre minha vida. Não conhecia a profissão de PO, mas eu já sabia o que iria fazer depois que voltasse a vida normal. Fui pesquisar em várias profissões e encontrei possibilidades de realizar meu sonho sendo PO. Eu queria cuidar de pessoas, tornar a vida delas mais agradáveis onde elas pudessem viver com mais leveza e bem estar. Assim eu fiz, fui para São Paulo e fiz todos os cursos que a OZ oferecia na época. Especializei-me em Organização Residencial e acredito ser pioneira nesse serviço em Manaus, pois muita gente nunca tinha ouvido falar dessa profissão na minha cidade. Meu trabalho foi logo reconhecido e com alta repercussão nas redes sociais, na mídia local escrita e falada desde 2013. Atualmente, possuo uma agenda lotada de um a dois meses de antecedência. Realizando projetos de organização residencial, treinamento para empregada doméstica, mudança e Consultoria de organização familiar.

Fonte: Arquivo Pessoal da Marthinha

 

 

5.  Kalinka: O que é necessário para se tornar uma personal organizer?

Marthinha: Dar solução aos problemas dos clientes, saber ouvir com simplicidade, ser discreta, passar confiança, ter bom senso e respeitar a limitação delas. Se especializar em organização, ler e pesquisar sobre o assunto. Não basta só ser “organizado” ou saber “organizar”, esse é um pequeno detalhe. Ser personal organizer é entrar na intimidade das pessoas e conhecer detalhes muitos íntimos das gavetas “mentais” e as gavetas dos armários. É fazer parte das intimidades sem ser intimo. É preciso ser competente, ético e de confiança.

 

 

6. Kalinka: Onde atua o personal organizer? Há mercado para a profissão? Como é cobrado o valor?

Marthinha: Essa profissão atua em todas as áreas. Qualquer lugar pode ser organizado com profissionais especializados em organização. Ainda tem muito para crescer e ser descoberto no mercado. Minha especialização é residencial onde atuo nos treinamentos para donas de casa, empregadas domésticas, babás e outros funcionários da casa. Organizo todos os ambientes como: quarto casal, quarto infantil, salas, office, cozinha, área de serviço e acompanho todas as rotinas da casa com consultoria personalizada. Organizo mudanças residenciais e projetos de Baby Organizer. Meus valores são diferenciados por projetos realizados.

 

7. Kalinka: Cite 3 coisas boas e 3 ruins de ser uma personal organizer?

Marthinha:

Boas:

1- Promover qualidade de vida.

2- Contribuir com a melhoria de vida das pessoas.

3- Aprendo todos os dias “orientando” pessoas a desapegar de tralhas, lixos, objetos sem funcionalidade e tornando a vida delas mais felizes.

Ruins: Falta de regulamentação.

 

 

8. Kalinka:  Dê alguma dica de organização ou conselho para nossos leitores:

Marthinha: Desapegue daquilo que não tem mais uso, não fique refém de coisas velhas, sem uso, quebradas, principalmente de objetos que trazem lembranças de tristeza. Livre-se daquilo que só acumula espaço e não tem beneficio pra sua vida. VIVA mais e TENHA pouco.

 

 

9. Indique algum produto de organização que acha essencial ter:

Marthinha: Acho essenciais os organizadores que protegem as peças, tornando tudo mais em ordem, com segurança, proteção e personalizados.

  • Capas de organza / tnt
  • Cabides adequados para cada tipo de armário e estilo de vida
  • Colmeias são práticas e fáceis de usar e manutenção, apresentam conforto as peças e difícil de bagunçar.
  • Caixas organizadoras que sejam funcionais e que também possam embelezar os armários.

 

E ai gostou de conhecer o trabalho da Marthinha? Entāo acompanhe o trabalho dela! 

Blog

E-mail: marthinhasol@hotmail.com

Cel: (92) 99961-4214

Facebook

Instagram

 

Para receber atualizações e novidades

Redes Sociais