01

Vida de Empreendedor: Paulo Silvestre

sexta-feira, 17 de março de 2017

No vida de empreendedor recebo hoje um amigo e profissional de marketing para falar sobre suas ferramentas de organizaçāo. Juntos fazemos parte do Marketing de Gentileza, idealizado pela Laíze Damasceno. Ele é TOP Voice no LinkedIN, nāo sabe o que é isso? Deixa que eu explico, ele é uma celebridade na rede profissional Linkedin, foi eleito a 7ª pessoas mais influente da ferramenta LinkedIn. Vamos conhecer um pouco mais sobre o Paulo Silvestre? 

 

Paulo Silvestre é formado em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo, com especialização na criação de conteúdo online pela mesma universidade. Possui MBA em Gestão de Negócios pela Fundação Instituto de Administração. Atualmente é consultor e professor de mídia digitais de cursos de pós-graduação da Universidade Mackenzie, da PUC-SP, da Universidade Metodista e do Istituto Europeo di Design. Jornalista apaixonado por tecnologia, está online desde 1987 e trabalha com jornalismo digital desde 1995, quando criou as primeiras páginas da Folha de S.Paulo na Internet, a FolhaWEB. Por conta disso, integrou o grupo pioneiro de profissionais do UOL, e ajudou a trazer a America Online ao Brasil em 1999, onde foi gerente de produtos, assim como foi na Editora Abril (revistas Info e Exame) e no Estadão. Criou e dirigiu a unidade de negócios de conteúdo didático digital da Editora Saraiva, participou da criação de aplicativos editorias da Microsoft Brasil e foi gerente de e-commerce da Samsung. Hoje ajuda companhias a tirar o máximo de suas operações online e forma profissionais críticos e antenados para enfrentar os desafios de um mercado incrivelmente dinâmico. Foi eleito o sétimo brasileiro mais influente no LinkedIn, segundo o prêmio LinkedIn Top Voices.

 

 

 

1) Kalinka: Quais são as principais características que você julga importante em um empreendedor?

Paulo: Especialmente em um país hostil ao empreendedor, como o Brasil, com regras, taxas e impostos proibitivos e confusos, e dinheiro muito caro, a principal característica de um empreendedor deve ser a resiliência, pois as dificuldades aparecem, e muitas vezes pode surgir uma vontade de desistir. Mas, se o empreendedor tem um bom modelo de negócios, domina o tema e gosta muito do que faz (outras três exigências para entrar nessa vida), é preciso superar isso tudo e seguir adiante.  Os resultados podem ser incríveis para quem consegue isso!

 

 

 

2) Kalinka: Quem é sua referência, guia, mentor, guru e por quê?

Paulo: Esperando não cair no lugar-comum, admiro a genialidade e a vontade de mudar o mundo de Steve Jobs –mas certamente não a sua (falta de) habilidade como gestor. Mas não o colocaria em nenhuma das categorias acima. Acho que o que mais se aproxima disso é Marise Barroso, atualmente VP de Marketing da Avon Brasil, com quem tive o prazer de trabalhar nos tempos de America Online. Ela me mostrou como, usando o amor, transformar um grupo de pessoas em um time feliz e coeso, capaz de resultados incríveis.

 

 

 

3) Kalinka: Como você organiza suas tarefas e compromissos?

Paulo: Trabalho de perto com a agenda do Outlook. Todo início de semana, eu planejo as atividades da semana de uma maneira realista, pois os imprevistos do cotidiano podem impedir que tudo saia como o planejado. Se, algo, por ventura, tiver que ser adiado, tento reorganizar no cronograma da própria semana. Caso contrário, fica para quando o ciclo se repetir, na semana seguinte.

 

 

 

4) Kalinka: Como organiza seus projetos?

Paulo: Meus projetos mais complexos são todos organizados usando o Project. Os tempos necessários para execução das tarefas são alocadas no Outlook.

Fonte: Arquivo Pessoal do Paulo

 

 

5) Kalinka: Quantas horas por dia se dedica ao trabalho? E a família e amigos? 

Paulo: Invisto umas dez horas por dia no trabalho. Mas sempre arrumo tempo para os amigos, seja em almoços e cafés, seja em conversas por telefone e online. Quanto à família, também estão sempre presentes, e procuro sempre aproveitar ao máximo o tempo que estamos juntos.

 

 

6) Kalinka: Você costuma reservar tempo para ler ou estudar? 

Paulo: Bem, a leitura faz parte do meu trabalho, portanto, estou sempre lendo, de todo tipo de fonte. Sobre livros, no momento, estou lendo “A Era da Curadoria”, de Mario Sergio Cortella e Gilberto Dimenstein. Um livro interessante, e organizado em forma de diálogos entre os autores.

 

 

7) Kalinka: Descreva seu local de trabalho (objetos, iluminação, cores, onde fica, usa sempre o mesmo local ou cada dia está em algum lugar diferente?)

Paulo: Trabalho majoritariamente em casa, onde tenho um pequeno home office, com tudo que preciso. Eventualmente vou a espaços de coworking (particularmente o Campus São Paulo do Google) e escritórios virtuais.

 

 

8) Kalinka: Você acha que a organização é importante no empreendedorismo? Sim ou não e por quê?

Paulo: É fundamental, porque existe uma quantidade enorme de variáveis e imprevistos para gerenciar, como falado antes. Sem uma boa organização, fica muito fácil de se perder, a ponto de o negócio desandar.

Fonte: Arquivo Pessoal do Paulo

 

 

9) Kalinka: Indique alguma ferramenta de organização e produtividade que não poderia viver sem e/ou dê alguma dica de organização ou conselho para nossos leitores.

Paulo: Como mencionei acima, o Outlook é peça fundamental na minha organização, com o calendário sempre acessível pelo smartphone. Então essa dobradinha pode ajudar qualquer empreendedor, na minha opinião.

 

 

Conheça o Macaco Elétrico, pseudônimo e mascote de Paulo Silvestre

 

E ai gostou de conhecer o Paulo? Quer acompanhar o trabalho dele? Segue abaixo suas redes?

www.paulosilvestre.com.br

contato@paulosilvestre.com.br

Facebook

LinkedIn 

Para receber atualizações e novidades

Redes Sociais