01

Entrevista com a Personal Organizer: Sheila Procópio

sexta-feira, 08 de abril de 2016

Já conheço a Sheila a um tempāo através das redes sociais, ainda nāo tive a oportunidade de conhecê-la pessoalmente. Ela já tem um bom tempo de mercado e vem crescendo a cada dia com seus projetos: participaçāo em programas de tv, cursos, workshops, materiais para mídias, etc. Ela nāo para!!! Vamos conhecer um pouco da sua trajetória com a profissāo:

 

Sheila Procópio é consultora em organização desde 2010. Esta à frente da SP Consultoria em Organização em São Paulo. Hoje conta com uma pequena equipe, mas muito produtiva, formada por alunas capacitadas e treinadas por ela. Ministra workshops, palestras e capacita novos profissionais em organização. Trabalho com grupos de pacientes oncológicos e idosos tornando a vida dessas pessoas mais leve e produtiva através da organização. Criou um trabalho específico para ensinar organização a crianças e homens. E um trabalho de inclusão, ensinando organização para surdos o que tem lhe deixado muito feliz. 

 

 

1) Kalinka: O que é uma personal organizer? 

Sheila: Uma Personal Organizer é uma espécie de fada madrinha... só que sem mágica. Resolvemos os mais diversos problemas das pessoas relacionados à desordem. Levamos soluções práticas para a vida das pessoas através de um olhar personalizado. Respeitando cada pessoa como uma única pessoa.Com suas necessidades, dificuldades e particularidades .

 

 

2) Kalinka: Como funciona o trabalho de uma personal organizer?

Sheila: Consiste em levar soluções e ordem para cada cliente individualmente. Cada caso é um caso. Tornar a vida das pessoas mais produtiva, menos estressante, mais equilibrada, menos desgastante, mais funcional, menos travada.

 

 

3) Kalinka: Quem são as pessoas que precisam de uma personal organizer? 

Sheila: Qualquer pessoa, que por um motivo ou outro não consiga organizar-se ou manter-se organizado

 

 

4) Kalinka: A quanto tempo você trabalha como personal organizer? Porque resolveu ser personal organizer? O que mais gosta de organizar?

Sheila: Sou professora de formação e trabalho como Personal Organizer, desde 2010. Resolvi ser Personal Organizer, para levar as pessoas os mesmos benefícios que um dia levaram a mim. Gosto muito de organizar a cozinha e deixá-la bem funcional. Em 2010 depois de passar por um turbilhão de mudanças em minha vida: mudança de residência, bairro, chegada de mais um filho, mudança na rotina e vida social...Me vi desesperada e sem solução para a desordem que se instalara. Até que fui apresentada a uma Personal  Organizer, que de forma simples apresentou- me  várias soluções para  meus problemas. Então me apaixonei! Foram horas de pesquisas e colocando tudo em prática em minha vida, na vida de amigos e familiares. Dei meu primeiro workshop em outubro de 2010 e não parei mais.

Fonte: arquivo pessoal da Sheila

 

 

5) Kalinka: O que é necessário para se tornar uma personal organizer? 

Sheila: Para ser um profissional em organização, é necessário ser altruísta, olhar para o outro não só como uma fonte de renda. Colocar-se no lugar do outro vendo suas reais necessidades e limitações e então criar uma estratégia que funcione para aquela pessoa. Do que adianta organizar uma gaveta por cor para uma pessoa daltônica por exemplo? Ou organizar tudo na parte de cima de um armário para alguém de baixa estatura? Um profissional em organização precisa olhar as dificuldades daquela pessoa, família, empresa...Saber o que levou aquela pessoa chegar onde está e levar a solução de forma eficaz, precisa. Não só porque é bonito, mas porque é funcional e resolutivo. Envolve pesquisa, amor e dedicação.

 

 

6) Kalinka: Onde atua o personal organizer? Há mercado para a profissão? Como é cobrado o valor? 

Sheila: O Personal Organizer pode atuar em diversas áreas: residenciais, corporativas, em hospitais, em grupos, escolas, consultórios, laboratórios...poderia ficar aqui citando...Com certeza há mercado para o Personal Organizer! Estamos apenas engatinhando. A questão da precificação é particular: Há quem cobre por hora, por pacote, por projeto... O importante ao se cobrar é valorizar o seu serviço e o dinheiro do seu cliente que é quem te mantem. Não seguir “modismos” e cobrar assim porque fulano cobra assado... É  valorizar-se, valorizar ao seu cliente cobrando aquilo que você considere justo.

 

 

7) Kalinka: Cite 3 coisas boas e 3 ruins de ser uma personal organizer?

Sheila: Três coisas boas em ser um Personal Organizer: 1- Levar alegria às pessoas através da organização. É muito bom ver o sorriso dos clientes e o olhar de admiração pelo serviço prestado. 2- Conhecer novas pessoas e 3- trabalhar com o que realmente se gosta vencendo os desafios. Três coisas ruins: Sinceramente pensei aqui até arrisquei uma resposta negativa ... Mas conclui que não era tão ruim assim. Faço o que eu gosto, faço o meu horário, consigo conciliar tempo pra minha família, minha vida pessoal e ainda ganho pra isso...Tá...é um serviço cansativo não tem varinha de condão! É pegar e fazer, serve isso?  

 

8) Kalinka: Dê alguma dica de organização ou conselho para nossos leitores: 

Sheila: Minha dica de organização é descartar, doar ou vender aquilo que não usa. Guardar as coisas por grupos. Criar uma agenda mensal, semanal e diária e manter o foco para cumpri-la. Não gastar mais do que recebe. Deposite uma parcela do que você ganha ainda que pequena. Se não puder guardar R$100,00...guarde R$10,00. Deixar tudo à vista, não empilhar. Sempre que comprar algo novo, doe algo velho. Coloque de volta o que tirou do lugar. Ter um dia ou algumas horas só para você.

 

A Sheila já participou de vários programas de TV, vamos ver sua participaçāo em alguns deles: 

 

9) Kalinka: Indique algum produto de organização que acha essencial ter:

Sheila: Meus produtos organizadores queridinhos são as colmeias organizadoras e os aramados.

 

A Sheila também foi a vencedora do Concurso Brilhante em parceria com Escola de Você

Natalia Leite, Sheila Procópio e Ana Paula Padrāo

 

Para acompanhar o trabalho da Sheila, veja os contatos dela abaixo:

 

E-mail: sheilaprocopio.organizer@gmail.com 

Tel: (11) 2021-0809

Facebook

Instagram

Para receber atualizações e novidades

Redes Sociais