01

Entrevista com a personal organizer Tatiana França

segunda-feira, 27 de julho de 2015

A entrevistada de hoje é Tatiana França dona da empresa Organize e Harmonize. Acompanho o trabalho dela pela internet a algum tempo, ela faz trabalhos de organizaçāo residencial, para recém-casados, mudanças, consultorias, palestras e workshops. Ela é uma simpatia de pessoa e irá nos contar um pouco sobre a sua trajetória no mundo da organizaçāo. 

 

 

Tatiana França é proprietária da Organize e Harmonize e associada da ANPOP - Associação Nacional dos Profissionais de Organização e Produtividade. É participante ativa de cursos, workshops, palestras e encontros de Organização pelo Brasil. Atualmente ministrA Cursos e Palestras de Organização nas seguintes cidades: Santos, Ribeirão Preto e São Paulo. Como acredita no lema "juntos somos fortes" já promoveu dois encontros de Profissionais de Organização na Baixada Santista.

 

1. Kalinka: O que é uma personal organizer?

Tatiana: Personal Organizer ou Consultor em Organização é um profissional com habilidades em criar soluções práticas e funcionais para tornar a vida dos clientes muito mais prazerosa e deixar a rotina doméstica ou ambiente profissional fluir muito melhor e sem stress.

 

2. Kalinka: Como funciona o trabalho de uma personal organizer?

Tatiana: O trabalho é feito a partir de uma visita técnica in loco para avaliação. Nesta visita será avaliado: a rotina da família, o ambiente, os espaços disponíveis para a organização, a necessidade de produtos organizadores e o que mais o profissional achar necessário. Cada cliente e cada ambiente são únicos, por isso a profissão é tão dinâmica e a reciclagem deve ser constante.

 

3. Kalinka: Quem são as pessoas que precisam de uma personal organizer?

Tatiana: Todas as pessoas, organizadas ou não, que não dispõe de tempo ou habilidade para organizar um ou mais aspectos/ambientes em sua vida.

 

4. Kalinka: Há quanto tempo você trabalha como personal organizer? Por que resolveu ser personal organizer? O que mais gosta de organizar?

Tatiana: Sou organizada desde sempre. Como boa capricorniana, sou muito perfeccionista. Formada em Ciências Contábeis, trabalhei por 10 anos na área financeira de Multinacionais. Não satisfeita, larguei tudo e fui trabalhar em Navios de Cruzeiros por 5 anos. Ainda faltava algo. Foi então que descobri que a Organização era uma profissão (infelizmente AINDA não reconhecida pelo Ministério do Trabalho no Brasil) e comecei a pesquisar mais sobre o assunto. Em maio do ano passado fiz meu curso e tive a certeza de que encontrei o meu caminho. Como boa contadora, adoro organizar documentos.

 

5. Kalinka: O que é necessário para se tornar uma personal organizer?

Tatiana: Como em qualquer profissão, devemos gostar muito do que fazemos. O profissional de organização deve saber respeitar a preferência dos clientes e ser o mais discreto possível. Nosso papel é orientar e criar a melhor solução, porém não podemos impor o nosso gosto. A ética e o respeito com os outros profissionais também são fundamentais.

 

6. Kalinka: Onde atua o personal organizer? Há mercado para a profissão? Como é cobrado valor? 

Tatiana: O Personal Organizer pode atuar em residências ou empresas. Alguns profissionais também trabalham com Consultoria Online (meu caso). A gama de serviços oferecidos é imensa, por isso há espaço para todos. Eu cobro por projeto, mas alguns profissionais cobram por hora ou por dia.

 

7. Kalinka: Cite 3 coisas boas e 3 ruins de ser uma personal organizer?

Tatiana:

3 coisas boas: proporcionar qualidade de vida às pessoas, conhecer pessoas e lugares diferentes, ser dono do próprio negócio.

3 coisas não tão boas: pessoas não qualificadas que trabalham na área e acabam por denigrir a imagem do profissional de organização, profissionais sem ética e pessoas que não valorizam nosso trabalho.

 

8. Kalinka: Dê alguma dica de organização ou conselho para nossos leitores:

Tatiana: a dica é fazer um passo de cada vez. Se você vai organizar seu espaço ou ambiente sozinho, comece aos poucos. 15 minutos por dia serão suficientes para começar a colocar ordem.

O conselho é procurar conhecer muito bem o profissional que irá contratar. Tenho recebido algumas reclamações de clientes por não estarem satisfeitos com o trabalho do profissional contratado.

 

9. Kalinka: Indique algum produto de organização que acha essencial ter:

Tatiana: Pastas sanfonadas para organizar documentos que precisam estar disponíveis para acesso rápido no dia a dia. Quem não tem documento ou contas à pagar? 

  

Modelo de pasta sanfonada

 

Espero que tenham gostado da entrevista e para acompanhar o trabalho da Tatiana acesse:

E-mail: contato@tatianafranca.com.br
Tel: (13) 991287566 (Claro/Whatsapp)
Skype: Tatty79 

Para receber atualizações e novidades

Redes Sociais