01

Vida de Empreendedor: Cristiano Santos

Sexta-feira, 18 de Outubro de 2019

 

No vida de empreendedor eu sempre trago referências de empreendedores que sigo, que conheci e eles contam sua trajetória e nos revelam suas ferramentas de organizaçāo. Hoje recebo Cristiano Santos, demorou para essa entrevista sair, mas fazia questāo que ele estivesse nessa relaçāo de empreendedores que trago aqui no blog. Conheci ele através de um grupo no Facebook, chamado LinkedIn de A a Z no qual ele é o administrador, hoje o grupo conta com mais de 16.000 pessoas que falam sobre o LinkedIn. Foi através dela que fui pela primeira vez ao encontro lá na sede do LinkedIn e me interessei por essa rede que é bem mais que um currículo. Já tem post aqui no blog de Como atualizar e organizar seu perfil no LinkedIn

 

Cristiano Santos é jornalista, palestrante internacional, professor e consultor de marketing digital e mídias sociais. Atuou durante 5 anos na estratégia digital de 16 marcas da Editora Globo e Edições Globo Condé Nast nas redes sociais. É coautor do ebook “Para Entender as Mídias Sociais - vol. 2” e coorganizador do 3º volume. Entusiasta e especialista em mídias sociais, ministra cursos e palestras em diversas instituições e empresas, como Mercedes-Benz, Rede Globo, Facebook, TRE Minas, entre outras, além de palestrar em eventos relacionados ao universo digital no Brasil e nos EUA, como RD Summit, Social Media Week, Share, Content Summit,Conexão Brasil USA, entre outros.  É especialista e entusiasta da rede social profissional LinkedIn e professor convidado na Faculdade Cásper Líbero, IAB Brasil, ComSchool e SENAC, em São Paulo, para ministrar oficinas que ensinam os usuários a tirarem o máximo de proveito dessa rede social profissional e criador do grupo “LinkedIn Brasil – De A a Z”, no Facebook, considerado o maior do mundo em língua portuguesa com foco em discutir assuntos relacionados à rede. Numa pesquisa divulgada no Paraná, Cristiano foi indicado como um dos principais influenciadores sobre mídias sociais do país, e em novembro/2015 foi premiado como Profissional Destaque no Ano na categoria Fomento do Mercado no Prêmio Share Social Media 2015. Cristiano recebeu o reconhecimento como LinkedIn Top Voices 2018, como um dos 20 brasileiros que mais geram engajamento nessa rede. 

 

1. Kalinka: Quais são as principais características que você̂ julga importante em um empreendedor?

Cristiano:  Me tornei empreendedor efetivamente em março de 2017, após pedir demissão da Editora Globo depois de uma carreira de 10 anos por lá. Antes disso, eu já tinha uma empresa de treinamentos, cursos e consultorias, mas atuava em conjunto com minhas tarefas na Globo. A partir do momento em que me vi somente como empreendedor, pude dizer que cresci dez anos em apenas um. E principalmente no quesito maturidade profissional. Quando você é o dono da coisa, e tem que atuar e responder por todos os processos, tudo muda de figura. E aí entendi e aprendi que, pra essa vida empreendedora, são necessários três pontos importantes e primordiais: foco, organização de tempo e o famoso "saber dizer não". Com a avalanche de informações que recebemos diariamente, é necessário entendermos que não dá pra abraçar o mundo. Criar prioridades, listas, e manter-se conectado naquilo que realmente é importante para o trabalho é o que considero realmente essencial, primeiramente, para todos que querem mergulhar no universo do empreendedorismo.

 

 

2. Kalinka: Quem é sua referência, guia, mentor, guru e por quê?

Cristiano: Hoje tenho vários nomes em quem me inspiro e acompanho de perto o trabalho, para aprender com eles e principalmente avaliar em que posso melhorar na minha carreira de professor e palestrante. São exemplos a Martha Gabriel, o Pedro Caramez, Andrea Iorio, Liliane Ferrari, Paulo Faustino, Luciano Larrosa e Estevão Soares Custódio, principalmente pelo posicionamento digital e pela missão sempre muito bem cumprida de compartilhar conteúdo e conhecimento com suas audiências.

Fonte: Arquivo Pessoal Cristiano

 

3. Kalinka: Como você organiza suas tarefas e compromissos?

Cristiano: Eu sou viciado em listas. E desde que aprendi a trabalhar dessa forma, tudo melhorou. Sou muito grato à minha coach de carreira, Solange Reis, que desde 2011 me acompanha e justamente me orientou a como utilizar listas a meu favor. Organizar as tarefas por prioridade, utilizar também o Google Calendar como aliado, colocando todos os compromissos por lá, ajuda a diminuir a ansiedade e o medo de esquecer de algo importante. Além disso, métodos como o Pomodoro são meus companheiros na hora de organizar o tempo de cada tarefa no dia-a-dia, e pra ajudar a manter o foco numa determinada ação ou projeto.

 

 

4. Kalinka: Como organiza seus projetos?

Cristiano: Hoje trabalho muito com os marcadores do Gmail para organizar as pastas e temas dos emails. Como utilizo muito as redes sociais, sempre que possível, tento organizar as conversas geradas em cada canal (DMs do Instagram, Inbox do Facebook, Inmails do LinkedIn, comentários) em uma planilha e ir tratando os casos de acordo com a urgência de cada um deles. Essas conversas todas são geradoras de meus projetos, aulas, novas palestras, portanto preciso estar sempre alinhado com o que estão me enviando para justamente estudar as possibilidades de novas demandas.

 

 

5. Kalinka: Quantas horas por dia se dedica ao trabalho? E a família e amigos? 

Cristiano:  Geralmente, de 8 a 10 horas por dia. Em algumas viagens e cursos fora de SP, esse tempo acaba sendo um pouco maior pois há todo o tempo de deslocamento, preparação de material, a carga horária do curso em si, mas também há dias mais tranquilos. Muitas vezes é comum passar o fim de semana dando 16 horas de curso, mas folgar numa segunda e terça e ir ao cinema, por exemplo. Então é bem relativa essa questão de jornada durante a semana ou fim de semana. À noite sempre tento focar mais na presença com a família e sempre que possível visitar amigos aos sábados e domingos, apesar da correria impedir um pouco tudo isso. Porém, vale frisar que cada vez mais vejo necessário separar tempo pra tudo isso, pois geralmente, como empreendedor, se não monitorarmos estaremos 24 horas à disposição e isso não é saudável física e psicologicamente. E sobre minha rotina, durante o dia costumo ficar conectado acompanhando redes sociais, fazendo pesquisas para utilizar em aulas e palestras, montando materiais para os próximos eventos, fechando novas parcerias e também ninistrando os cursos de acordo com a agenda.

Fonte: Arquivo Pessoal Cristiano

 

 

6. Kalinka: Você costuma reservar tempo para ler ou estudar? 

Cristiano: Oficialmente, me sinto estudando o tempo todo. Como professor e jornalista, a curiosidade é algo que já está instalada em mim e me vejo o tempo todo pesquisando sobre qualquer coisa que não sei e gostaria de aprender. Gosto bastante de ler e recentemente estou relendo o livro Marketing 4.0 do Philip Kotler. É impressionante como conseguir pescar novos insights a cada leitura das obras desse grande autor, considerado o papa do marketing. Além disso, li recentemente o livro Ted Talks, com dicas bem bacanas para falar em público e pra quem trabalha com aulas e palestras, e também O poder do hábito, que traz uma visão de mundo bem bacana sobre como podemos estar presos a vícios que só atrapalham nossa rotina e como podemos reverter isso.

 

7. Kalinka: Descreva seu local de trabalho:

Cristiano: Atualmente, meu escritório é o mundo. Utilizo diversos locais para trabalhar, desde um espaço dentro de um aeroporto ou mesmo uma mesa num quarto de hotel. E recentemente, passei a usar o aplicativo BeerorCoffee, que permite que você faça reservas de espaços de coworking em qualquer lugar do Brasil, dependendo do plano. Isso tem me ajudado ainda mais a encontrar ambientes bem confortáveis durante as viagens. Portanto, a questão de cores, iluminação, ambiente, variam muito de acordo com o local que estou trabalhando, mas vale frisar que não gosto muito de trabalhar em espaços extremamente iluminados e com tons muito brancos. Quanto mais amarelo, marrom, considero mais relaxante e me transmite calma para realizar minhas tarefas.

 

 

8. Kalinka: Você acha que a organização é importante no empreendedorismo? Sim ou não e por quê?

Cristiano: Considero mais do que importante: é essencial e determinante para o sucesso na realização de um trabalho. Sem organização, a ansiedade, os meios digitais, a quantidade de estímulos, nos "engolem" e passamos a trabalhar apenas atendendo demandas sem entender o real andamento do negócio e da própria empresa. Quando estou por exemplo num coworking, até a forma que coloco computador e materiais de apoio na mesa me ajudam a me sentir mais confortável e seguro, e quando mais organizado, consigo me concentrar melhor no que deve ser realizado. Esse "controle" que a organização nos passa ajuda a realmente focar naquilo que precisamos dar a real atenção antes de tudo, e para ter uma noção exata do que é prioridade ou não, somente estando com tudo organizado para poder avaliar com calma e atenção.

 

 

9. Kalinka: Indique alguma ferramenta de organização e produtividade que não poderia viver sem e/ou dê alguma dica de organização ou conselho para nossos leitores.

Cristiano: Eu costumo usar muito o Trello para gerenciar os projetos e o andamento de cada tarefa. Além disso, o Google Keep e o Calendar são meus companheiros inseparáveis. Separar períodos de 90 minutos durante o dia para focar apenas em um trabalho específico, desligando celulares, fechando abas no computador, e focando durante esse tempo apenas na tarefa escolhida (como limpar um email, responder mensagens inbox, etc), ajuda a finalizar as pendências com mais agilidade. Entre os períodos de 90 minutos, costumo fazer intervalos de 15 a 20 minutos onde me permito ver um pouco das coisas pessoais nesse período, pois ninguém é de ferro também! :-)

 

VEJA OS ARTIGOS DO CRISTIANO NO LINKEDIN:

 

E aí curtiu? Acompanhe o trabalho no Cristiano, nas redes sociais: 

E-mail: contato@santoscristiano.com.br

LinkedIn

Facebook

Twitter

Instagram 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Para receber atualizações e novidades

Redes Sociais

Aplicativo