Para receber atualizações e novidades:

Blog

10 coisas que você tem que fazer antes de viajar:

04 de Agosto de 2014 Kalinka Carvalho

Viajar é muito bom, conhecer lugares diferentes, passear, tirar fotos, seja de carro, avião ou navio. Aqui no blog já dei dicas de como organizar a mala de viagem e a mala de mão para viagens internacionais. Abaixo algumas dicas para que você não tenha nenhum estresse durante a viagem, são coisas que precisam ser feitas ou providências a serem tomadas: 

 

Saúde: ir ao médico fazer um checkup é importante para garantir que a saúde está em dia e que está tudo bem. Verifique também se o destino da viagem não solicita nenhum vacina específica. Caso tome remédios de uso contínuo, não esqueça de comprá-los para levar na viagem junto com a receita ou peça ao seu médico a receita em inglês, caso precise comprar o medicamento no país de origem. Alguns países tem regras diferentes para a compra de medicamentos e você pode acabar ficando sem o seu.

 

Animais: eles são como filhos para algumas pessoas, mas as vezes não podemos levá-los, se esse for o caso, verifique com quem deixará seu cachorro, gato, passarinho, peixe, etc. Deixe em um local próprio ou com alguém que possa cuidar deles na sua ausência. Pode ser parente, amigo, pet shop, e já existem até hotéis especializados para animais. 

 

Plantas: deixe algum conhecido (amigo ou familiar) responsável em molhá-las ou leve-as para alguém que possa cuidar durante sua ausência, elas precisam de cuidados e algumas precisam desses cuidados diários portanto uma viagem de final de semana pode ser muito tempo para que ela fica sem acompanhamento.

 

Comida: verifique se há alguma comida que irá vencer, use-a antes de viajar, dê para alguém ou se puder leve. Não será nada legal chegar e encontrar alimentos vencidos ou estragados.  Lembre-se de deixar na despensa algo que possa comer quando voltar de viagem morrendo de fome.   

 

Organização e limpeza: deixe sua casa organizada quando sair, pois quando voltar de viagem cansado não terá pique para nada e ficará muito feliz de encontrar a casa limpa e com tudo no lugar.

 

Contas para pagar: dependendo do tempo que irá ficar fora, pode chegar alguma conta para ser paga e você não quer pagar multa, certo? Programe para receber antes, ou que alguém receba e pague para você, ou se pode receber por e-mail para realizar o pagamento da onde estiver, ou programe o débito automático.  Confira se terá como realizar o pagamento, o local onde vai terá internet? Pense nisso.

 

Carro: se vai viajar de carro é importante que verifique se está tudo bem com ele. Tem que ver se os pneus estão bons, alinhados, balanceados e calibrados, verifique também o estepe. E ver também como estão as buchas e amortecedores. Freios, lâmpadas de freio, faróis, condições dos limpadores de para-brisa, assim como os itens obrigatórios, como o extintor, precisam ser vistos. Não esqueça os documentos do carro estão todos com você e validos. Confira se o Triângulo, macaco e chave de roda estão no carro e funcionando.

 

Dinheiro/Cartāo: troque seu dinheiro pela moeda local, leve em espécie ou travel money para evitar de ficar procurando casas de câmbio. Avise a companhia de cartões de crédito que irá viajar, informe para onde e quantos dias ficará por lá, isso evita fraudes. 

 

Crianças:  Por fim, para quem vai viajar com crianças a cadeirinha é obrigatória. E, no caso de crianças menores, elas devem viajar em “bebê conforto” virado de costas para o painel.

 

Revista/Jornais: Suspenda temporariamente suas assinaturas de revistas, jornais, TV e internet;

 

Não esquecer!

  • Verifique se seu passaporte, visto e habilitação estão no prazo.
  • Passaporte e documentos pessoais  (faça cópias de tudo para prevenir, pode ser impressa ou digitalizada)
  • Leve guias de viagem ou o planejamento de seu roteiro. 
  • Faça a reserva de voos e hotéis com antecedência e leve os comprovantes
  • Carregadores, cartão de memoria e adaptador de tomada.
  • Lembre-se se verificar a temperatura e época do ano em que visitará o local para levar roupas e calçados apropriados.

 

Antes de sair:

  • Apague as luzes
  • Desligue o gás
  • Retire o lixo
  • Retire os eletrônicos da tomada para que nāo fiquem no modo standby
  • Feche janelas e portas

Boa viagem e divirta-se!

Assinatura