01

Aprenda qual o cabide certo para cada tipo de roupa

segunda-feira, 20 de abril de 2015

Quando um personal organizer vai organizar um armário ou closet, ele quase sempre se depara com diferentes tipos de cabide. Para algumas pessoas pode parecer frescura, mas cabides padronizados deixam o guarda roupa com outro visual. Não é um capricho e sim uma necessidade. Se não puder comprar tudo de uma vez, compre aos poucos até que todos os seus cabides sejam iguais. Além de ficar bonito, seu espaço fica mais otimizado. Hoje vamos falar sobre os diferentes tipos de cabide e as diferentes funções deles. 

 

A importância de usar o cabide adequado é evitar que a roupa estique, ganhe marcas de pregador, desfie ou até mesmo fique escorregando no guarda-roupa. A identidade do inventor do primeiro dispositivo usado para pendurar um casaco foi perdida na história. Acredita-se que o cabide tenha mais de 4 mil anos. Seu formato é baseado nos ombros dos humanos, imitando o contorno das costas. Muitos tipos de cabides foram inventados mas o cabide de arame não apareceu até o início do século XX. Em 1903, o canadense Albert Parkhouse inventou o modelo mais popular já produzido até então.

 

1) A primeira pergunta a ser respondida é o que devo pendurar no cabide? Muitas roupas não foram feitas para serem penduradas e devem ser dobradas, por exemplo: tricotadas, lā, linha, malha e jersey,

 

2) Qual material do cabide devo optar? Os cabides podem ser fabricados em madeira, plástico, acrílico, metal, arame ou veludo. Lembre-se que o cabide certo faz as roupas durarem por mais tempo.

Os de arame sāo os mais baratos do mercado, por causa disso, sāo usados pelas lavanderias, porém esse modelo é muito frágil e sāo conhecidos por deformarem as roupas e também podem enfurrajar. Os de madeira sāo indicados para colocar casacos e roupa mais pesadas, sāo bem resistentes, mas costumam ser mais caros e ocupam mais espaço. Os de plásticos sāo indicados para pendurar vestidos, calças e camisas. Os de acrílico sāo ideiais para as roupas femininas, porém as roupas escorregam, nesse caso aconselha-se o uso de feltro.  Os cabides de veludo, flocados ou de camurça sāo indicados para pendurar roupas de tecidos que escorregam como chiffon e a seda. 

Os valores variam bastante, quando se compra em grande quantidade geralmente há desconto. Escolha seu modelo e pesquise na internet e nos centros populares. Você deve escolher um modelo que se adeque ao seu espaços e aos seus tipos de roupa. 

 

 

3) Qual cabide certo para cada tipo de roupa? Temos calças, saias, camisas, vestidos, ternos, etc. Cada roupa exige um tipo diferente de cabide. Veja a seguir alguns exemplos:

a) Casacos, blazers, ternos e roupas pesadas: devem ser pendurados em cabides mais resistentes e grossos para dar estrutura, geralmente sāo anatômicos.  

                

 

 

b) Calças:  deve ser pendurados em cabides que costumam ser compactos e minimizam o espaço das peças no guarda-roupas. Calças femininas podem ser penduradas em cabides infantis.

  

 

 

 

c) Shorts e saias: devem ser pendurados em cabides com pregadores ou presilhas nas laterais, a única coisa a ter em mente é que os grampos devem ser revestidos internamente para evitar marcaçāo na roupa. 

     

   

 

d) Gravatas e cintos: podem ser guardadas em gavetas, colméias ou devem ser pendurados em cabides específico para eles.

  

 

 

e) Lenços: podem ser guardados em caixas, colméias ou devem ser pendurados em cabides específicos para eles.

  

  

 

 

f) Vestidos e blusas com alças: devem ser pendurados em cabides que tenham vinco, entradas ou cavas ou que sejam emborrachados. 

  

  

 

 

g) Sapatos: eu particulamente nāo gosto muito da ideia de pendurar calçados em cabides, mas existem cabides para isso.

 

     

 

 

h) Bijuterias: devem ser colocadas em cabides com bolsos e suportes. 

 

i) Bolsas: devem ser encaixadas nos espaços específicos. 

 

 

4) Como organizar as roupas no cabide? Podemos organizar por categoria/tipo de roupa (calça, saia, camisa, blazer, etc), por estilo, tipo de tecido, altura (manga comprida, curta e regata), cor, ou por uso (roupas de trabalho, lazer e festa)

 

Acessórios para cabides:

  • Adesivos aflanelados ou slip grip. Serve para pendurar aquelas blusas que nāo conseguimos dobrar mas ao colocar no cabide, elas ficam caindo. 
  • Ombreiras móveis
  • Presilhas 

 

Dicas:

  • Pendure uma roupa por cabide, assim consegue visualizar todas as suas roupas. Normalmente, nāo lembramos do que nāo vemos.
  • Conjunto guarda junto;
  • Cada metro de varāo cabe em média 40 cabides finos;
  • Nas camisas e ternos feche sempre o primeiro botão e arrume a gola para nāo deformar;
  • Use proteção somente para as roupas que você nāo usa com frequência. Nāo use proteção de plástico, naylon, algodão ou sarja para nāo mofar as roupas;
  • Nāo use cabides de lavanderia;
  • Opte por dobrar as roupas de elástico, malha ou tricô. Shorts e camisetas podem ser guardados em gavetas ou prateleiras;
  • Escolha somente uma cor de cabide e padronize;
  • Coloque os cabides em uma direção só, é mais fácil para colocar e tirar no armário.

 

Atualmente existem uma infinidades de modelos e preços de cabides. É importante avaliar espaço, tipos de roupas, e valor que pode pagar antes de investir na compra e na padronização dos cabides. Agora que você sabe tudo sobre cabides, você pode escolher os melhores e deixar o seu armário organizado. Boa sorte!

 

E você qual tipo de cabide usa e por quê escolheu esse tipo? Deixe sua opinião nos comentários.

 

Para receber atualizações e novidades

Redes Sociais